23/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.14 - FORMAÇÃO DOCENTE E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS |
41402 - PROJETO PEDAGÓGICO: O EXERCÍCIO DA CONSTRUÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE THAYNARA OLIVEIRA DE SOUZA - PROGRAMA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, JACQUELINE OLIVEIRA DE CARVALHO - PROGRAMA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, MICHELLE ADRIANNE DA COSTA DE JESUS - PROGRAMA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, LETÍCIA VIEIRA LOURENÇO - PROGRAMA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, JULIANA LOUREIRO DA SILVA QUEIROZ RODRIGUES - PROGRAMA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, EDINEIA LAZZARI - PROGRAMA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, MARIANNE DE LIRA MAIA - PROGRAMA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, PRISCILA RIBEIRO SOARES DE SOUZA - PROGRAMA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, KARINE DETES CANTO - PROGRAMA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, EDUARDO XAVIER DA SILVA BATISTA - PROGRAMA DE ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
Período de Realização Realizado no período de setembro de 2021 a janeiro de 2022.
Objeto da experiência Reestruturação do Projeto Pedagógico do Programa (PP) de Residência de Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC).
Objetivos Historiar a experiência oriunda da reestruturação do Projeto Pedagógico do Programa de Residência de Enfermagem de Família e Comunidade (PREFC) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio).
Metodologia Trata-se de relato de experiência, que contou com participação da coordenação, tutoria e preceptores inseridos no programa. Como forma de organização optou-se pela divisão em grupos de trabalho (GT) a seguir: GT 1 elaboração da Matriz Curricular; GT 2 implantação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); GT 3 planejamento e elaboração das ementas das disciplinas ofertadas. Quando pertinente, foi possibilitada a integração dos GTs com outros profissionais da Rede de Atenção à Saúde do RJ.
Resultados O curso totaliza 5.760 horas, divididas em 1.152 horas de carga horária teórica e 4.608 horas de atividades práticas e teórico-práticas. A elaboração da Matriz Curricular e ementas se estruturaram, pedagogicamente, a partir de 3 eixos: eixo transversal do programa; eixo transversal da área de concentração e eixo específico. O emprego do AVA proporcionou a organização e disponibilização das ementas e o desenvolvimento de atividades individuais e em grupo na plataforma.
Análise Crítica É preciso criar elementos potencializadores da emancipação dos trabalhadores, nesta lógica, não há dúvidas de que o programa de residência representa um campo fértil para repensar novas práticas de ensino em serviço. Espaços de diálogo que garantam refletir o conteúdo programático do programa são necessários e contínuos. O uso de ambientes virtuais tornam as aulas interativas e dinâmicas, estimulam a autonomia e possibilitam o registro do processo avaliativo do residente ao longo dos dois anos.
Conclusões e/ou Recomendações A reestruturação do PP possibilitou um espaço de troca entre a coordenação do programa e outros profissionais da rede. A residência ofertada pela SMS-Rio tem como proposta a formação profissional de forma crítica que dialogue com a realidade do município. Além de inédita na história do programa, a incorporação da utilização do AVA e suas ferramentas mostraram-se uma alternativa acessível e transformadora para o processo de ensino-aprendizagem.
|