Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.14 - FORMAÇÃO DOCENTE E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

39568 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO INTERNACIONAL SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SAÚDE
YANSY AURORA DELGADO ORRILLO - UFRJ, GUSTAVO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO - UFRJ, TEREZINHA DE LISEUX QUESADO FAGUNDES - UFBA, TÂNIA CELESTE MATOS NUNES - FIOCRUZ, CRISTINA GUILAM - FIOCRUZ


Período de Realização
O curso foi realizado no período de 19 de novembro de 2020 a 04 de fevereiro de 2021.

Objeto da experiência
Formação política e pedagógica de caráter interdisciplinar para docentes e pesquisadores que trabalham em cursos de pós-graduação na área da saúde.

Objetivos
Promover o debate sobre formação, trabalho e identidade docente a partir de contribuições das Ciências Sociais e Humanas para a formação de educadores na área da saúde. A partir de temas geradores transversais, promover uma formação política e pedagógica crítica no contexto histórico contemporâneo.

Metodologia
A experiência foi construída coletivamente por meio da articulação das instituições públicas: Fiocruz, UFRJ, UFBA e Universidade Autônoma de Barcelona, que desenvolveram um curso internacional com 42 horas, na modalidade à distância. Foram realizados 7 seminários interdisciplinares que articularam conhecimentos das ciências sociais e humanas com o campo da formação docente em saúde, no formato de webinar com ações síncronas e assíncronas, e o acesso a uma biblioteca digital sobre o tema.

Resultados
Participaram do curso 1302 profissionais da saúde provenientes de diversas instituições de pesquisa, centros formadores em saúde pública, universidades públicas e escolas que integram as redes nacionais e internacionais de formação em saúde. Todavia, devido a disponibilização de forma pública e gratuita por meio de um canal no YouTube, o alcance do debate foi amplificado, alcançando cerca de 5 mil visualizações simultâneas na transmissão ao vivo demonstrando a forte demanda pelo debate crítico.

Análise Crítica
A experiência demonstrou que promover o debate de temas contemporâneos da formação em saúde num ambiente de autoritarismo político e perseguição ideológica é capaz de fortalecer as redes de resistência. A expressiva participação dos docentes desafiou o contexto repressivo e abriu novos canais de comunicação. A perspectiva interdisciplinar, valorizando as ciências sociais e humanas revelou-se potente dispositivo para analisar as políticas públicas de saúde e de educação nas relações com o SUS.

Conclusões e/ou Recomendações
Além do aprofundamento teórico-conceitual, criou-se um espaço para troca de experiências e engajamento na defesa da saúde pública. No contexto de crise que se vive no país, o curso articulou redes e fomentou o debate crítico. Frente a algumas críticas e dificuldades inerentes à pandemia considera-se a necessidade de aprimorar o método pedagógico e o uso das tecnologias de comunicação, criando espaços ainda mais participativos.