Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.13 - POSSIBILIDADES TEÓRICO METODOLÓGICAS PARA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

44242 - MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE: PAINEL DE INDICADORES
CLÁUDIA FELL AMADO - UFBA, ISABELA CARDOSO DE MATOS PINTO - UFBA, LILIANA SANTOS - UFBA, MONIQUE AZEVEDO ESPERIDIÃO - UFBA, LAISE REZENDE DE ANDRADE - UFBA, CÉLIA REGINA GIL - UEL, VALÉRIA MARIANA ATELLA BARBOSA - UFMG, CATHARINA LEITE MATOS SOARES - UFBA, SILVANA LIMA VIEIRA - UNEB, EDNIR ASSIS SOUZA - UFBA


Período de Realização
A experiência relatada foi realizada entre maio de 2019 e novembro de 2021.

Objeto da experiência
Processo de elaboração de um Painel de Indicadores de Avaliação e Monitoramento da Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS)

Objetivos
Apresentar o processo de elaboração e validação do Painel de indicadores de avaliação e monitoramento da PNEPS, fruto da cooperação técnica entre o ISC/UFBA e o DEGES/MS, com participação das secretarias estaduais.

Metodologia
Realizaram-se oficinas baseadas na técnica de consenso DELPHI para discussão e validação do Painel de indicadores em 6 estados do Brasil. Além das SES, participaram DEGES/MS, COSEMS e equipe técnica do ISC/UFBA. Na validação da matriz, participaram coordenadores, facilitadores e egressos das ações educativas. Delinearam-se as bases metodológicas para monitoramento e avaliação das ações da PNPES, a partir do compartilhamento de experiências, discussão de abordagens e estratégias avaliativas

Resultados
A construção do Painel de Indicadores partiu do Modelo Lógico da PNEPS, que explicita relações entre a política e seus efeitos. O painel é composto por 3 dimensões: a Político-Gerencial, o Processo Educativo e a de Efeitos. Cada uma das dimensões foi composta por subdimensões, critérios de avaliação, indicadores, padrões e bases de evidências, que podem ser utilizados em diferentes níveis de gestão, de acordo com as especificidades locais.

Análise Crítica
A incorporação de painéis de monitoramento e a utilização de instrumentos de avaliação das ações de Educação Permanente em Saúde oferecem meios para tomada tomada de decisões, aperfeiçoamento das práticas, bem como acompanhamento dos seus efeitos no processo de trabalho. O Conjunto de indicadores voltados para diferentes aspectos da PNEPS, pode se configurar como um importante recurso nessa direção.

Conclusões e/ou Recomendações
O processo vivenciado na construção do painel de indicadores buscou não apenas definir parâmetros quantitativos de avaliação, mas sobretudo mobilizar informações capazes de subsidiar o planejamento de ações educativas no SUS e o aprimoramento e qualificação da PNEPS no Brasil.