Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.13 - POSSIBILIDADES TEÓRICO METODOLÓGICAS PARA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

42957 - DESENVOLVIMENTO DE MODELOS PARA AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA DA VIGIL NCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM GRANDES CIDADES
CARLA RENATA DOS SANTOS MARQUES - ENSP/FIOCRUZ, SANTUZZA ARREGUY SILVA VITORINO - ENSP/FIOCRUZ, MICAELA MARQUES SANTANA ALVES - ENSP/FIOCRUZ, MARLY MARQUES DA CRUZ - ENSP/FIOCRUZ, DENISE CAVALCANTE DE BARROS - ENSP/FIOCRUZ, VALENTINA CARRANZA WEIHMÜLLER - UFRJ, JOSÉ CARLOS SUAREZ-HERRERA - KEDGE BUSINESS SCHOOL, WANESSA DEBÔRTOLI DE MIRANDA - UFMG, ELIETE ALBANO AZEVEDO GUIMARÃES - UFSJ, AMANDA DE OLIVEIRA - UNIRIO


Apresentação/Introdução
Os desafios para a implantação da agenda de alimentação e nutrição trazem a demanda de avaliar intervenções. Com foco na Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), que visa o monitoramento contínuo da situação de saúde e nutrição da população, subsídios básicos ao planejamento da saúde, entende-se a participação como um caminho para o fortalecimento da avaliação em saúde, de forma mais horizontal.


Objetivos
Descrever a etapa de modelização da intervenção no Estudo de Avaliabilidade da VAN em municípios de grande porte populacional no estado de Minas Gerais, Brasil, realizada por meio de oficinas de trabalho com integrantes do comitê gestor da pesquisa.


Metodologia
Estudo de Avaliabilidade, exploratório e qualitativo. Adotou-se como referencial teórico metodológico o sistema de seis etapas propostas por Leviton et al., (2010), a Avaliação Participativa, (Suarez-Herrera et al., 2019). Foram identificados e envolvidos potenciais interessados, por meio de oficinas de trabalho participativas, realizadas por meio virtual e presencial, junto aos comitês gestores de pesquisa, um em nível estadual e dois municipais. A modelização teve como base um conteúdo preliminar desenvolvido pela equipe de pesquisa e validado em rodadas de discussão até fechar em um modelo para dois municípios de grande porte, aqueles com população superior a 100 mil habitantes.


Resultados
Foram construídos os Modelo Lógico Teórico e Operacional da VAN, detalhando seus componentes e operacionalização. O modelo foi estruturado na descrição da VAN organizadas a partir dos quatro componentes técnicos: planejamento estratégico; planejamento administrativo; gestão, organização e desenvolvimento das práticas; monitoramento e avaliação. No intuito de identificar indicadores de interesse para a avaliação do Programa, foram definidas perguntas avaliativas a partir do modelo lógico. Foram selecionadas perguntas referentes a estrutura, atividades e resultados de todos os subcomponentes identificados. As perguntas selecionadas foram classificadas de acordo com os critérios de relevância.



Conclusões/Considerações
A importância de refletir sobre o funcionamento da VAN junto aos envolvidos diretamente em sua execução, no nível local, regional e estadual, e ampliar a validade de construto do Modelos Lógico e Teórico da VAN na APS de MG. O estímulo à reflexão de atores-chave sobre as próprias práticas, possibilita ampliar o conhecimento de todos sobre a intervenção e, ao aprimoramento da VAN ao longo do processo avaliativo.