23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.13 - POSSIBILIDADES TEÓRICO METODOLÓGICAS PARA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
39289 - MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROCESSO FORMATIVO COM PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA O CUIDADO ÀS PESSOAS COM SOBREPESO E OBESIDADE LUCIANA AZEVEDO MALDONADO - UERJ, LÍVIA CARDOSO GOMES ROSA - UERJ, AMANDA DA SILVA FRANCO - UNIFESO, EVELYNE FLORIDO LOBATO CAVALCANTE - UERJ, JORGINETE DE JESUS DAMIÃO - UERJ, LUCIANA MARIA CERQUEIRA CASTRO - UERJ
Período de Realização O processo formativo ocorreu de outubro de 2019 a abril de 2021.
Objeto da experiência Processo formativo desenvolvido com profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade no território.
Objetivos Apresentar dados avaliativos do curso “Cuidado da obesidade no território: reflexão e ação” que integrou o eixo de formação do Projeto de Enfrentamento da Obesidade no estado do Rio de Janeiro (PEO-ERJ), financiado pela chamada CNPq/MS 26/2018- Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS
Metodologia Foi oferecido curso de 200h, em ambiente "Moodle", com atividades assíncronas e síncronas (presenciais e online) organizadas em 6 módulos. A cada módulo foi proposto exercício teórico-prático com roteiros reflexivos sobre a prática de cuidado no território, finalizando com a elaboração de plano de ação para subsidiar a organização do cuidado às pessoas com excesso de peso. Os instrumentos avaliativos foram previstos em diferentes etapas do curso, indicando a necessidade de inclusão de tutoria.
Resultados Participaram 351 profissionais de saúde de 27 municípios de todas as regiões do ERJ; 87 concluíram o curso e 64 elaboraram plano de ação para qualificação da equipe, organização do cuidado e grupos educativos. Dos concluintes, 62% eram nutricionistas, 60% atuavam em equipes da APS e 100% relataram dificuldade para manter o curso na pandemia. A abordagem e alcance dos objetivos foi bem avaliada por 97% dos participantes e 81% apontaram a atualização profissional como sua principal contribuição.
Análise Crítica Destacam-se como aspectos positivos: encontros presenciais e síncronos para criação de vínculo; inclusão da tutoria para incentivar adesão; apoio à organização das linhas de cuidado; e articulação com a Secretaria de Estado de Saúde para garantir sustentabilidade ao processo formativo. A pandemia de Covid-19 foi um dificultador para a adesão dos profissionais, mas uma oportunidade para refletir sobre a relação entre doenças infeciosas, obesidade e segurança alimentar e nutricional.
Conclusões e/ou Recomendações Cursos de longa duração dificultam a adesão em função do cotidiano dinâmico dos profissionais da APS. O curso deu origem a 11 minicursos com duração entre 5 e 15 horas. A implementação da tutoria foi fundamental para incentivar o diálogo com os cursistas, a conclusão dos módulos e a finalização do curso. Criou-se um repositório de recursos educacionais na plataforma Telessaúde-UERJ para apoiar a organização de novos processos formativos.
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