23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.13 - POSSIBILIDADES TEÓRICO METODOLÓGICAS PARA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
38473 - ANAIS DA ABRASCO COMO FONTE ESTRATÉGICA PARA METODOLOGIAS DE PESQUISA EM SAÚDE COLETIVA: O CASO DO SITE PORTFÓLIO DE PRATICAS INSPIRADORAS EM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NINA ISABEL SOALHEIRO DOS SANTOS PRATA - FIOCRUZ, ELAINE TEIXEIRA RABELLO - KIT ROYAL TROPICAL INSIITUTE, KARINA CAETANO - DOUTORANDA UFRJ, RAQUEL TAVARES - MESTRANDA UFRJ, FLAVIO SAGNORI - MESTRANDO UERJ, HELOISA MARTINS E SILVA - RNSP/NOVA LISBOA, AUGUSTO CEZAR FERREIRA ROSITO - FIOCRUZ, AMANDA LINHARES LEAL - BOLSISTA EPSJV/FIOCRUZ, ALESSANDRA ANICETTO - UFRJ, RENATA VASCONCELOS - SME/RJ
Apresentação/Introdução A pesquisa que dá origem a esse trabalho foi resultado de estudos apoiados pelo PPSUS/2009-2015 e pelo PMA/Fiocruz/2015-2020, constituindo-se como uma linha de pesquisa. Uma pesquisa participativa e colaborativa que investiga a articulação entre atenção básica, espaços comunitários e atenção psicossocial, para criar alternativas ao modelo biomédico da saúde mental.
Objetivos Discutir a importância dos congressos de saúde coletiva, Abrasco e suas Anais, como fonte privilegiada de pesquisas e para dar visibilidade ao relato de experiências nacionais e práticas territoriais de acolhimento, promoção da saúde e cuidado.
Metodologia Foi realizada uma busca sistematizada e análise de conteúdo dos resumos das Anais dos dois principais congressos brasileiros de Saúde Coletiva e Saúde mental, os congressos da Abrasco e Abrasme/ 2018, sendo o escopo desse trabalho as Anais da Abrasco. Foram incluídos dados complementares do IdeiaSUS/Fiocruz/Conasems. Os autores/ desenvolvedores das práticas selecionadas por critérios de inclusão/exclusão da pesquisa foram contatados, através dos dados contidos nas Anais, e convidados a fazer um novo relato da sua experiência. As práticas foram categorizadas por campos de saber, modalidades e público-alvo, para que sejam replicadas e adaptadas aos diferentes contextos locais.
Resultados Os campos de saber e de praticas ( saberes tradicionais; práticas integrativas, corporais; grupais; rodas comunitárias; atividades artístico/culturais, e outros) nos apresentam uma visão interdisciplinar da saúde mental, dando visibilidade a experiências que superam sua perspectiva biomédica , intrapsíquica e reducionista. O site do Portfólio é hoje uma mídia que se constitui como instrumento de pesquisa e ensino para trabalhadores e outros atores sociais no SUS. O alcance, as atividades interativas internas e externas ao site ( projetos em andamento como os Diálogos do Portfólio ) demonstram a importância das Anais como fonte de dados e ferramenta de disseminação cientifica.
Conclusões/Considerações O site apresenta 200 práticas nacionais desenvolvidas na atenção básica e espaços comunitários. Seu lançamento ( realizado na Abrasco de 2021) foi bastante adiado pela pandemia que, no nosso pais, tomou essa dimensão trágica, exigindo isolamento social e muita resiliência. O Portfólio demonstra a potencia das praticas na pré e pós pandemia , numa saúde coletiva radicalmente pública.
|