23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.12 - FORMAÇÃO DOCENTE E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS |
43392 - A EXPERIENCIA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA E INDÍGENA DA UFRB DENIZE DE ALMEIDA RIBEIRO - UFRB, ROSA CANDIDA CORDEIRO - UFRB, MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA RIVEMALES - UFRB, FERNANDO VICENTINI - UFRB, DJANILSON BARBOSA DOS SANTOS - UFRB, JEANE SASKYA CAMPOS TAVARES - UFRB
Período de Realização De 2020 a 2022
Objeto da experiência Relato da experiência de implementação do Mestrado Profissional de Saúde da População Negra e Indígena na UFRB no contexto da Pandemia da Covid-19.
Objetivos Socializar a experiência de implantação do MPSPNI da UFRB frente aos diversos desafios;
Discutir uma proposta decolonial de formação em Saúde Coletiva;
Metodologia O programa divide-se em 2 Linhas: "1. Epidemiologia, Planejamento, Gestão em Saúde, Racismo Institucional e Iniquidades em Saúde; 2. Conhecimentos tradicionais, adoecimento, cuidado, saberes e práticas de saúde e cura".Por conta da pandemia so funcionou em formato virtual.
Resultados Até o momento tivemos 2 turmas e estamos em processo de seleção da terceira turma e de defesa dos trabalhos da primeira turma. Temos uma diversidade de discentes que representam também a contemplação das politicas afirmativas e com estes uma diversidade de temas.
Análise Crítica Temos buscado contribuir para a democratização da informação técnico-científica na área de Saúde da População Negra e Indígena, fornecendo subsídios para a mobilização social em torno da promoção da saúde e bem-estar; e proporcionar a Inserção de profissionais de saúde, de forma crítica e criativa em processos sociais de construção da cidadania, subsidiando distintos sujeitos sociais na articulação de interesses em torno da melhoria dos níveis de saúde da população negra e indígena.
Conclusões e/ou Recomendações Na avaliação dos discentes o Mestrado tem permitido difundir conhecimentos, métodos, técnicas e instrumentos de trabalho na área de gestão, planejamento, programação,organização de serviços e avaliação em saúde da população negra e indígena, impactando diretamente na implementação das políticas de equidade.
|