Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.12 - FORMAÇÃO DOCENTE E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

42407 - A INTERNACIONALIZAÇÃO DA DISCIPLINA “MIGRAÇÃO, SAÚDE E DIREITOS HUMANOS”: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COLETIVA- PARTICIPATIVA
MARIA DA GRAÇA LUDERITZ HOEFEL - LABORATÓRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR, SAÚDE INDÍGENA E SAÚDE DOS MIGRANTES/DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, DENISE OSÓRIO SEVERO - LABORATÓRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR, SAÚDE INDÍGENA E SAÚDE DOS MIGRANTES/DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, JACINTA DA FATIMA SENA DA SILVA - FIOCRUZ BRASÍLIA E LABORATÓRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR, SAÚDE INDÍGENA E SAÚDE DOS MIGRANTES/DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, ALEXANDRA CLEOPATRE TSALLIS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, REGINA GLORIA NUNES ANDRADE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, HELOISA AYRES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, MONIQUE ARAUJO DE MEDEIROS BRITO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, KELI PACHECO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, WALLACE ARAUJO DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, IVETTE ALEJANDRA ABANTO RAMOS - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA


Período de Realização
18/01 a 03/05 de 2022.


Objeto da experiência
Trata-se do processo de internacionalização de uma disciplina em nível de pós-graduação, com temática centrada na Migração, Saúde e Direitos Humanos.


Objetivos
Refletir sobre a experiência de internacionalização da disciplina Migração, Saúde e Direitos Humanos, originalmente criada em 2017 pela Universidade de Brasília e reformulada em 2022, a fim de propiciar o referido processo de internacionalização e a consolidação de uma rede internacional de pesquisa.


Metodologia
Este trabalho constitui um relato de experiência realizada entre janeiro e maio de 2022, em parceria entre a UnB, UERJ, UFRB, UEPG, Fiocruz-Brasilia, UFRGS, Université Paris Nord, Université Paul Valery, Université Paris 1, Universidade do Porto e Mouvement Sans Papiers. A disciplina foi ofertada de forma multicêntrica pelo PPG em Saúde Coletiva da UnB e PPG em Psicologia Social da UERJ, na modalidade remota, com a totalidade das aulas síncronas e o envolvimento de todos parceiros.

Resultados
A disciplina contou com a participação de 27 estudantes vinculados a distintos PPGs, 12 pesquisadores/professores do Brasil, 04 da Franca e 01 de Portugal. Teve por base as Epistemologias do Sul e como referencial metodológico a perspectiva dialógica com base em Freire. Ademais, a metodologia incluiu a incorporação do cinema como ponto de partida para reflexão e análise, em diálogo com referenciais teóricos e distintos cenários socioculturais e políticos que compõe o fenômeno da migração.


Análise Crítica
As contribuições cinematográficas, a reflexão crítica bibliográfica e a participação de docentes nacionais e internacionais subsidiaram a compreensão da complexidade multidimensional das migrações, apontando para estratégias garantidoras da saúde e direitos humanos. A internacionalização protagonizou a migração não como um fenômeno que diz respeito ao “outro” e sim como questionamento do mundo que queremos, resultando na consolidação da rede internacional de pesquisa.


Conclusões e/ou Recomendações
A experiência partilhada de internacionalização de uma disciplina coletiva – participativa, sinaliza como estratégia de ensino – aprendizagem o encontro de diferentes perspectivas. A assertividade da incorporação de linguagens imagéticas como instrumentos de pesquisa oportunizou formas contra-hegemônicas de produzir conhecimento. Recomenda-se a internacionalização como propulsora de uma política de criação de um mundo onde caibamos todos.