Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.12 - FORMAÇÃO DOCENTE E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

40703 - ACOLHIMENTO DA POPULAÇÃO LGBTQIA+ NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE
PATRÍCIA FERNANDA FACCIO - CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA – ASCES / UNITA CARUARU – PE, BRENDA FERNANDA GUEDES - CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA – ASCES / UNITA CARUARU – PE, YGOR BRUNO SILVA SANTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA – ASCES / UNITA CARUARU – PE


Período de Realização
Agosto de 2021 à Maio de 2022

Objeto da experiência
Capacitação de Profissionais nas Unidades Básicas de Saúde de Caruaru – PE.

Objetivos
Relatar estratégia de capacitação de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde de Caruaru – PE no intuito de melhorar o acolhimento da População LGBTQIA+.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência em Saúde Coletiva através da percepção da necessidade de um acolhimento mais humano diante das múltiplas demandas da População LGBTQIA+. Uma das estratégias utilizadas para auxiliar esse público foi a Educação Permanente de profissionais, tendo como pioneira a Unidade Escola Dr. Antônio Vieira em Caruaru-PE e através de ferramentas educativas foi iniciada capacitação dos profissionais na própria unidade para um melhor atendimento desse público e de suas necessidades.

Resultados
Residentes Multiprofissionais em Atenção Básica têm o olhar ampliado e iniciam a educação permanente para inclusão das pessoas LGBTQIA+ nas Unidades Básicas de Saúde. Ocorreram capacitações através de dinâmicas, trocas de experiências e a observância da necessidade de um acolhimento mais eficaz para esses usuários.

Análise Crítica
A ação possibilitou troca de experiências e a atenção voltada para o cuidado com o direcionamento de casos mais graves para atendimentos individualizados. A população LGBTQIA+ sofre violências diárias, muitas vezes durante o atendimento em saúde, esse momento levou a compreensão do cuidado humanizado, que todos devem ter seus direitos garantidos de forma equânime, independente de sua orientação sexual, sexo e identidade de gênero.

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que a capacitação para os profissionais das unidades possibilitou um olhar mais abrangente, acolhimento humanizado, quebra de paradigmas e uma melhor intervenção de acolhimento envolvendo gerente, profissionais da recepção, serviços gerais e profissionais da saúde direcionados para a população LGBTQIA+ nas Unidades Básicas de Saúde Caruaru-PE.