Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.12 - FORMAÇÃO DOCENTE E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

38800 - A GESTÃO ESTADUAL DO RJ FRENTE AOS DESAFIOS DO ORDENAMENTO DA FORMAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO NO SUS.
DANIELLE VARGAS SILVA BALTAZAR - SES-RJ, TEREZA CRISITNA DA FONSECA GUIMARÃES - SES-RJ, CARINA PACHECO TEIXEIRA - SES-RJ, SUZANE GATTASS DE PAULA CORRÊA - SES-RJ, LUMA DA SILVA ALBUQUERQUE - SES-RJ, LUCIANA LOPES PEREIRA PINHEIRO - SES-RJ, MICHELE RAMOS DE PAULA - SES-RJ, BRUNO SILVA - SES-RJ


Período de Realização
Experiência iniciada em Agosto de 2019 e em curso até a presente data.

Objeto da experiência
Campos de estágio e formação no SUS para alunos de nível médio e graduação.

Objetivos
Apresentar a reestruturação da gestão acadêmica dos estágios na SES-RJ a partir de 2019 com a publicação de Resoluções específicas, ampliando seu foco administrativo-burocrático e avançando em seu papel ordenador da formação da força de trabalho em saúde.

Metodologia
A experiência descreve como os Termos de Cooperação Técnica (TCT) assinados entre a SES-RJ e as Instituições de Ensino para concessão de campo de estágio para os alunos de nível médio, superior e internato nas Unidades de Saúde da SES-RJ se efetivam. Destaca a relação com os Centros de Estudo e Aperfeiçoamento (CEAs) e os Núcleos de Educação Permanente (NEPs) nas unidades hospitalares no apoio à condução dos campos de estágio e processos formativos.

Resultados
A regulamentação por Resolução impactou na construção de um novo fluxo para a oferta de campo de estágio nas Unidades da SES-RJ, com o qual foi possível avançar na qualificação dos campos de estágio com o fortalecimento do papel dos CEAs/NEPs nas Unidades de Saúde É fundamental o acompanhamento dos CEAs/NEPs no processo de implementação dos estágios, alinhando as ações com as Instituições de Ensino e definindo uma forma triaxial de trabalho: eixo SES, eixo Unidade de Saúde e eixo Instituição de Ensino.

Análise Crítica
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde recoloca a questão da formação e propõe que esta se articule com o desenvolvimento dos trabalhadores no SUS. Assim, a formação envolve, além da aquisição de conhecimentos específicos a cada área, um olhar acerca da saúde da população, articulada com as características do território e das demandas do processo de trabalho em saúde. Entendemos que se faz necessário uma proposta pedagógica que inclua na formação os conceitos básicos do SUS.

Conclusões e/ou Recomendações
Essa experiência é uma convite a pensar a potência que existe no trabalho da formação para o fortalecimento do SUS. A proposta pedagógica tem como objetivo aproximar a alunos e trabalhadores nos cenários do SUS, ambos preparados para uma prática comprometida com a integralidade da assistência, que seja o norte fundamental sob o qual os conhecimentos especializados possam se erguer.