Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.11 - POSSIBILIDADES TEÓRICO METODOLÓGICAS PARA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

44716 - O USO DA DRAMATURGIA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE: NISE, O CORAÇÃO DA LOUCURA.
ANA MATTOS BRITO DE ALMEIDA - UNIFOR-CE, LUARA DA COSTA FRANÇA - UNIFOR-CE, CECYLIA KÁTIA LIMAVERDE PESSOA - UNIFOR-CE, CHRYSTIANE MARIA VERAS PORTO. - UNIFOR-CE, DIANA RIBEIRO GONÇALVES DE MEDEIROS GOMES. - UNIFOR-CE, ISABEL CRISTINA LUCK C. DE HOLANDA. - UNIFOR-CE, LILIANE BRANDÃO CARVALHO - UNIFOR-CE


Período de Realização
O filme Nise, o coração da loucura é utilizado desde 2021, atingindo aproximadamente 1000 alunos.

Objeto da experiência
O objetivo desta experiência é analisar conceitos do processo saúde doença e suas determinações sócio-históricas e psicossociais a partir do uso da dramaturgia.

Objetivos
A partir da análise das narrativas apresentadas no filme, é possível problematizar com os alunos graduandos em cursos da saúde, sobre questões associadas aos modelos biomédico x biopsicossocial; promoção da saúde; diversidade e interseccionalidade; relações de poder; humanização; prática de cuidado.

Metodologia
Essa experiência se dá com a apresentação do filme, seguido por discussão e problematização dos pontos centrais, associando com conteúdos trabalhados ao longo do semestre, para os cursos educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, farmácia, enfermagem, psicologia, medicina veterinária e odontologia. Utilizado desde 2021, já contemplou aproximadamente 1000 alunos. Vale ressaltar que as turmas são mistas, com a possibilidade da reflexão a partir das distintas categorias profissionais.

Resultados
Os alunos conseguem fazer uma reflexão acerca das possibilidades de intervenção e construção da pratica em saúde, se colocando no lugar dos personagens e articulando com os conceitos de saúde discutidos no módulo. Outro resultado se refere ao acesso a história e importância no processo da saúde de Nise da Silveira, que passa a ser reconhecida em sua luta pela garantia de direitos e reconstrução da prática em saúde.

Análise Crítica
Esta experiência articula o uso de metodologias ativas e permite, a partir de um contexto da história da saúde no país, que alunos possam analisar de forma crítica conceitos fundamentais para a compreensão do processo saúde doença. Possibilitamos um olhar que visibilize articulação da saúde com as ciências sociais e seu papel político, histórico e social, reconhecendo o papel ativo dos profissionais da saúde e movimentos de resistência a políticas autoritárias e fragmentadas.

Conclusões e/ou Recomendações
Essa experiência produz uma discussão acerca do processo saúde doença e visibiliza questões que articulam o fazer em saúde a partir de um lugar de tensionamento em prol do bem estar dos sujeitos. Dessa maneira desenvolvemos com os alunos uma capacidade da leitura de marcadores sociais que demarcam o fazer no campo da saúde. Por fim, proporcionamos aos alunos pensar no seu fazer enquanto profissional de saúde.