23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.11 - POSSIBILIDADES TEÓRICO METODOLÓGICAS PARA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
43710 - DEFINIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DE SANITARISTAS EM PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA MÁRCIA ANDRÉA OLIVEIRA DA CUNHA - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, FLÁVIA BEZERRO DE SOUZA MELO - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, JOSELMA CAVALCANTI CORDEIRO - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, LUSANIRA MARIA DA FONSECA DE SANTA CRUZ - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, MARILYN DIONE DE SENA LEAL - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, MARIA CRISTINA SETTE DE LIMA - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, MARIA BERNADETE DE CERQUEIRA ANTUNES - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, TÂNIA MARIA LAGO FALCÃO - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Período de Realização A definição de competências de egressos do curso de Saúde Coletiva ocorreu de janeiro a junho/2022
Objeto da experiência Relata-se processo de definição de conhecimentos e habilidades necessárias aos estudantes e egressos do curso de Saúde Coletiva para atuar no SUS
Objetivos Busca-se definir quais as habilidades a serem construídas de forma processual ao longo dos diversos campos de práticas e períodos do curso; refletir acerca da integração entre os conhecimentos na construção das habilidades requeridas; eleger as habilidades almejadas aos egressos do curso de SC.
Metodologia Elaborado plano de trabalho do Núcleo Docente Estruturante; organizados grupos de trabalho segundo campos de conhecimentos: vigilância, atenção, gestão e educação em saúde; definidas as habilidades almejadas para estudantes nos campos de práticas da atenção e gestão do SUS, nos diferentes períodos do curso, tomando como referência metodológica a taxonomia de Bloom; definidos os conhecimentos básicos dos componentes da matriz curricular; descritas as habilidades almejadas para egressos de SC.
Resultados Eleito um conjunto de 54 habilidades básicas para atuação de sanitaristas em unidades básicas de saúde, distritos sanitários, secretarias municipais e estaduais de saúde, Ministério da Saúde, com base nas áreas de conhecimento: vigilância em saúde, gestão em saúde, organização da atenção em saúde e educação em saúde. Identificados conhecimentos básicos das ciências humanas e sociais, ciências biológicas e saúde coletiva necessários para construção das habilidades almejadas.
Análise Crítica As habilidades para atuar nos pontos de atenção e gestão do SUS requerem conhecimentos para prevenir e dirimir problemas complexos. Por isso, baseando-se na Taxonomia de Bloom, as competências definidas para os três primeiros períodos do curso se destinam à compreensão e aplicação de conhecimentos e técnicas e gradativamente, nos períodos subsequentes, evoluíram para análise, comparação e elaboração de atividades de planejamento, gestão, organização da atenção e educação em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações O uso da Taxonomia de Bloom Revisada na definição das competências do egresso da graduação em Saúde Coletiva permitiu definir uma ordem de prioridade dos objetivos de aprendizagem a cada período do curso. O percurso adotado produziu diretrizes pedagógicas amplamente compartilhadas com corpo docente e discente, mostrando-se como valiosa tecnologia para a organização de currículo integrado, baseado na utilização de objetivos interdisciplinares.
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