23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.11 - POSSIBILIDADES TEÓRICO METODOLÓGICAS PARA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE |
39162 - O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA A GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL MAINARA FREIRE CALAZANS SOUZA - ISC/UFBA, GABRIELA REBOUÇAS FERREIRA ABREU RIBEIRO - ISC/UFBA, LILIANA SANTOS - ISC/UFBA, JULIANA SILVA DE ARAÚJO - ISC/UFBA, VICTÓRIA PAMPONET SOUZA VIEIRA - ISC/UFBA
Período de Realização O presente relato retrata uma experiência ocorrida entre 21 de março de 2022 e 02 de junho de 2022.
Objeto da experiência Vivência do estágio curricular obrigatório da Graduação em Saúde Coletiva na sede de um em Distrito Sanitário (DS) no município de Salvador, Bahia.
Objetivos Refletir sobre contribuições e desafios associados à experiência do estágio na graduação em Saúde Coletiva para a futura prática profissional da (o) estudante em formação.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo e exploratório, de integração ensino-serviço da graduação de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. O DS experienciado compõe uma das doze estruturas sanitárias as quais está dividido o município, compondo o planejamento e a gestão local dos serviços de saúde sob sua responsabilidade. A carga horária do estágio é de 300h e parte da condução de atividades norteada por um plano de trabalho construído pelos atores envolvidos.
Resultados O estágio na sede do DS possibilitou a atuação em diferentes áreas técnicas do serviço (Vigilância Epidemiológica, Rede Cegonha, Saúde da Mulher, etc.), com suas rotinas, evidenciando a interdisciplinaridade do trabalho em saúde. A apropriação dos sistemas de informação em saúde e seus usos na gestão pode ser elencada como uma habilidade e competência de destaque na proposta do estágio. O pensar e o fazer crítico e reflexivo é favorecido pela articulação ensino-serviço.
Análise Crítica Há sintonia entre os conteúdos curriculares propostos na graduação e as práticas desenvolvidas no estágio. A experiência se contrapôs à lógica inadequada do produtivismo e da formação técnica ditada pela perspectiva empresarial e orientou-se em busca das premissas do SUS. Embora tenha-se percebido a fragmentação do trabalho entre as áreas técnicas, a potencialidade da gestão local em saúde tornou-se evidente no cotidiano do serviço.
Conclusões e/ou Recomendações O estágio vivencia os desafios da precarização do trabalho e de fragilidades do SUS local, mas ensina sobre ação propositiva diária protagonizada pelos trabalhadores, assim como a possibilidade de uma atuação interdisciplinar. O compromisso discente perante seu papel como cidadão, estudante e futuro profissional de saúde, pautados nos princípios e diretrizes do SUS é favorecido com a experiência.
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