Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.10 - FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

44084 - ATUAÇÃO EM REDE ENQUANTO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA ATENDIMENTO Á GESTANTES E PUERPERAS DO PROGRAMA MÃE SALVADOR NA UBS CECY ANDRADE
CAMILA DOS SANTOS SANTANA - ECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR- UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CECY ANDRADE, FABIA BARRETO SULLI LUDUVICE - ECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR- UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CECY ANDRADE, LARISSA CERQUEIRA DE ALMEIDA SANTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC DE SALVADOR, SANDRA MOREIRA COSTA DE CARVALHO - ECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR- UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CECY ANDRADE, SAMARA RIOS SÁ DE SOUZA - ECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR- UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CECY ANDRADE


Período de Realização
De janeiro/22 a dezembro/22 (quando a ação será finalizada)

Objeto da experiência
Atuação intersetorial para melhoria na qualidade de cuidado às gestantes e puérperas e oferta de educação e assistência à saúde e socioassistencial.

Objetivos
Promover acesso ao conhecimento das políticas de saúde e assistência social que garantem o cuidado integral à saúde das gestantes e puérperas de forma articulada com as ações do Programa Mãe Salvador e interlocução entre as equipes da UBS Cecy Andrade e CRAS Castelo Branco.

Metodologia
As ações em rede têm como proposta a oferta do transporte público para garantia do pré-natal à gestante através do Programa Mãe Salvador instituído pelo Decreto Nº 34.790 de 18 de novembro de 2021. Já foram realizadas 3 reuniões para alinhamento entre UBS e CRAS, cadastro de 70 gestantes, em 5 grupos, para atividades educativas guiadas pela caderneta da gestante (2018) e por: Nutricionistas, dentistas e assistente social. As ações durarão 1 ano com turmas bimestrais e encontros mensais no CRAS.

Resultados
Construção de ações com fomento de novas metodologias de cuidado em rede; Construção de orientações conjuntas, incentivando o compromisso social entre as equipes da UBS e a equipe do CRAS; Conhecimento da equipe de saúde , assistência social, gestantes e puérperas participantes , sobre os determinantes econômico-sociais que incidem sobre o contexto de vida social e familiar e que interferem na adesão e cumprimento do pré-natal.


Análise Crítica
As promoções do acesso ao conhecimento das políticas públicas garantem o cuidado integral à saúde das gestantes e puérperas. As ações do Programa Mãe Salvador, provocam a necessidade de novas metodologias considerando que o período da gestação abrange uma série de mudanças psicossociais e fisiológicas, por isso demanda uma atenção exclusiva para as mães que estão em vulnerabilidade social e econômica e o trabalho em rede das equipes envolvidas.


Conclusões e/ou Recomendações
O Programa Mãe Salvador, que tem a finalidade de ampliar e qualificar a atenção ao pré-natal, parto e puerpério à gestante e ao recém-nascido, considerando as vivências das mães que se encontram em situação de vulnerabilidade social e necessitam de articulação prioritária com a rede de Unidades Básicas de Saúde e assistência social , demanda a criação de metodologias que provoquem ações articuladas, intersetoriais de cuidado em rede.