Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.10 - FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

43039 - PROJETO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL EM SERVIÇOS DA ATENÇÃO BÁSICA: ATUAÇÃO NO CONTEXTO DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO.
CARINE DA FONTOURA FERNANDES - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO, LETÍCIA DELLA MEA TAGLIAPIETRA - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO


Período de Realização
Experiência iniciada em setembro de 2021 em curso.

Objeto da experiência
Projeto profissional de assistentes sociais, inseridas na Atenção Básica (AB), no município de Porto Alegre.

Objetivos
Construir coletivamente um projeto profissional das assistentes sociais inseridas em equipes da AB, no Serviço de Saúde Comunitária (SSC) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Propiciar espaço de educação permanente em saúde para as profissionais no processo de elaboração do documento.

Metodologia
O projeto vem sendo elaborado através de encontros, virtuais e presenciais, entre as assistentes sociais que atuam em unidades de saúde do SSC do GHC. Divide-se em momentos com todas profissionais, para análise, reflexão e direcionamento da escrita, e em grupos subdivididos para produção da escrita, com posterior devolutiva no âmbito coletivo. O referencial utilizado são documentos que orientam a profissão e que defendem a Reforma Sanitária Brasileira e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Resultados
A experiência em curso vem possibilitando elaborar um documento que apresenta o alinhamento da posição ético-política, de conceitos, dados e categorias de análise que dão sustentação às práticas do Serviço Social, demarcando qual o papel da/o profissão na AB, no contexto do SSC do GHC. Observou-se que a construção processual, os encontros realizados e a produção da escrita vêm proporcionando momentos de educação permanente em saúde e de fortalecimento da identidade profissional no SUS.

Análise Crítica
Em uma conjuntura nacional e local, de precarização da AB e do SUS, e das condições e relações de trabalho, o SSC ainda conta com outras condições de trabalho (composição ampliada das equipes multiprofissionais e vínculo direto com a instituição). As assistentes sociais, ao construírem um espaço de reflexão crítica e de sistematização da atuação profissional, acumulam experiências e conhecimentos, em busca de respostas coletivas para intervir na realidade e de reatualização de suas práticas.

Conclusões e/ou Recomendações
No contexto pandêmico e de desmantelamento das políticas sociais, a experiência manifesta a potência dos encontros, permitindo processos de fortalecimento das profissionais, de reafirmação da defesa do SUS e do exercício da práxis. A proposta também se desenvolve como processo formativo para as profissionais, compreendendo-o como espaço de educação permanente em saúde, oportunizando o planejamento e reflexão sobre o trabalho na AB e no SUS.