22/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.9 - PRÁTICAS COMPLEMENTARES E POSSIBILIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
44554 - PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NO MANEJO DOS CASOS COMPLEXOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE. ROSIANI GOMES DE SOUZA - FIOCRUZ/SESAU, CINTHIA CAROLINA ESQUIVEL DE ARRUDA - FIOCRUZ/SESAU, DANIELLE CRISTINA MONTEIRO LOPES - FIOCRUZ/SESAU, ELMA MAIZY CARDOSO FARIAS ROCHA - FIOCRUZ/SESAU, ERIKA GOMES DE SOUZA - FIOCRUZ/SESAU, FABIANE DE OLIVEIRA VICK - FIOCRUZ/SESAU, GISELLE FERNANDA COELHO DALLAZEN - FIOCRUZ/SESAU, JOYCE MINAMI - FIOCRUZ/SESAU, MIRIAN DOS SANTOS ANDRADE - FIOCRUZ/SESAU, NATALINA DOS SANTOS ALVES SILVA - FIOCRUZ/SESAU
Período de Realização A aplicação do Projeto Terapêutico Singular ocorreu no período de abril a junho de 2022.
Objeto da experiência O sujeito que objetivou este trabalho é uma paciente de 68 anos, hipertensa, diabética e portadora da doença de Parkinson.
Objetivos Relatar a experiência da realização do Projeto Terapêutico Singular no manejo dos casos complexos na Atenção Primária de Saúde.
Enfatizar a importância da compreensão da equipe multiprofissional quanto as ferramentas de abordagem familiar para garantia de uma assistência de qualidade aos usuários.
Metodologia A coleta de dados ocorreu através de visita domiciliar da equipe multidisciplinar, e assim foi possível realizar a construção do projeto, e foram elencados os problemas, as fragilidades e potencialidades da família, e posteriormente definimos as metas a se cumprir por cada membro.
O caso foi referenciado para especialistas de outras categorias como neurologista e psiquiatra, para a garantia do tratamento adequado de acordo com as necessidades de saúde da paciente.
Resultados O desenvolvimento do PTS possibilitou uma assistência integral à paciente considerando todo seu contexto biopsicossocial e espiritual.
Em relação aos recursos utilizados evidenciou-se que as tecnologias leves como o acolhimento, a responsabilização, o vínculo e a gestão do processo de trabalho da equipe são instrumentos importantes para produção do cuidado com baixos investimentos financeiros e garantem resultados positivos.
Análise Crítica O Projeto Terapêutico Singular é uma importante estratégia de cuidado dentro da atenção Primária de Saúde que tem como objetivo permitir intervenções direcionadas às necessidades de saúde dos sujeitos em seu contexto social.
A relevância deste estudo está na oportunidade de refletir sobre a importância do cuidado interdisciplinar, e como ferramenta de ampliação de estratégias de formação para as residências multiprofissionais em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A elaboração do PTS nos permitiu compreender a importância de superarmos a prática de trabalho fragmentada de conhecimento, garantindo um atendimento interdisciplinar focado nas necessidades da paciente, com atuação humanizada e integral.
Este estudo contribui para um melhor entendimento de como o PTS pode ser utilizado no âmbito de saúde no Brasil e sugere-se que esta prática de elaboração de PTS se torne rotina dentro das equipes de saúde.
|