22/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.8 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA FORMAÇÃO EM SAÚDE |
43934 - CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE MEDICINA: EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA PRÁTICAS EM SAÚDE COLETIVA CECÍLIA MARIA LIMA CARDOSO FERRAZ - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, SUMAYA GIAROLA CECILIO - DEPARTAMENTO DE EXTENSÃO / FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, BRUNA CALADO PENA - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, CAMILA MENEZES SABINO DE CASTRO - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, EDNA LÚCIA CAMPOS WINGESTER - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, LETÍCIA LEMOS JARDIM - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, GABRIELA MACIEL DOS REIS - DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS, VALQUÍRIA FERNANDES MARQUES VIEIRA - DEPARTAMENTO DE EXTENSÃO E SAÚDE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS., SHIRLEI BARBOSA DIAS - DEPARTAMENTO DE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS., AUGUSTO RANGEL MATTOS JARDIM - DEPARTAMENTO DE COLETIVA/ FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS.
Período de Realização A disciplina que foi território para este relato aconteceu no período de fevereiro a junho de 2022.
Objeto da experiência Disciplina Práticas em Saúde Coletiva de um curso de Medicina de uma Faculdade privada em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Objetivos Relatar a experiência da disciplina Práticas em Saúde Coletiva como componente curricular obrigatório relacionado à curricularização da extensão.
Metodologia A disciplina, de 80h/semestre, aconteceu em 25 Centros de Saúde (CS) de Belo Horizonte, com grupos de, no máximo, 10 alunos/cada, acompanhados por professores da área da saúde. Como forma de atender às diretrizes da extensão universitária, adotou-se a metodologia do diagnóstico comunitário (DC): composto por sete etapas que, sistematicamente, sustentam o conhecimento da realidade da comunidade e o desenvolvimento de intervenções planejadas.
Resultados Os quase 250 alunos, nos diferentes CS, após realizarem o DC, elencaram os problemas prioritários passíveis de intervenção. Os grupos planejaram as atividades extensionistas baseados nas características da população-alvo, nos princípios da dialogicidade, da transformação social e nas políticas públicas. Estabeleceram cronogramas de ações, instrumentos e recursos baseados na Resolução nº 7 de 18/12/2018. Ao todo, foram contabilizados 25 projetos relacionados às grandes áreas da Saúde Coletiva.
Análise Crítica O desenvolvimento do DC permitiu a ideação, a elaboração, o desenvolvimento e a avaliação de projetos extensionistas exequíveis nas comunidades. O DC, ao aproximar o aluno da realidade social, favoreceu a construção de conhecimentos coerentes e articulados à realidade brasileira. Acredita-se que o DC, uma vez integrado aos componentes da disciplina Práticas em Saúde Coletiva, tornou-se um potente instrumento a favor da curricularização da extensão nos serviços de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Os componentes curriculares relacionados à Saúde Coletiva, pela sua característica de articularem os alunos as redes de atenção à saúde e aos territórios vivos em ato, tornam-se dispositivos estratégicos para os cursos de Medicina cumprirem, de modo efetivo e criterioso, os requisitos da curricularização da extensão.
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