Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.8 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA FORMAÇÃO EM SAÚDE

42905 - A EXPERIÊNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR HACA50 - "RACIONALIDADES EM SAÚDE: SISTEMAS MÉDICOS E PRÁTICAS ALTERNATIVAS" NA UFBA
ANAMELIA LINS E SILVA FRANCO - UFBA, BIANCA RUCKERT - UFBA


Período de Realização
O componente HACA 50 vem sendo oferecido pelo Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (UFBA) desde 2010.

Objeto da experiência
Relatar a experiência da oferta do componente curricular e seus desdobramentos

Objetivos
Apresentar e analisar a oferta do componente curricular HACA 50 e seus desdobramentos como a Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPICS), o componente extensionista ACCS - HACB77 - Ações Interdisciplinares em PICS, formação continuada, cooperação técnica para a SESAB.

Metodologia
O componente HACA 50 é optativo para BIs da UFBA e para outros cursos. O programa possui três eixos: aspectos histórico-sociais determinantes para existência de uma política nacional de PICS, as racionalidades médicas e recursos terapêuticos. As atividades propostas são teórico-vivenciais o que possibilita maior entendimento e adesão as temáticas. O processo de avaliação realiza: análise de casos, de políticas municipais e estaduais, entrevistas com profissionais e usuários e seminários.

Resultados
O resultado da experiência são aproximadamente 800 estudantes tendo essa aproximação a este conteúdo que é eminentemente contra-hegemônico e possibilita uma abertura para outras compreensões do processo saúde-doença-cuidado. A avaliação desses estudantes com relação a vivência do componente é positiva e são observados desdobramentos na formação de muitos que aprofundam os interesses realizando outras formações.

Análise Crítica
A demanda e o potencial para desenvolvimento de projetos de formação em PICS é muito grande. Observa-se por parte dos estudantes disponibilidade para a temática e por parte da comunidade da UFBA uma ampliação da abordagem do tema e do número de profissionais formados nas diversas racionalidades e práticas desejosos de ter as PICS como meio de oferta das práticas assistenciais.

Conclusões e/ou Recomendações
Entendemos que as Universidades tem um papel importantíssimo na formação de profissionais de saúde em PICS. Na atualidade, muitas destas formações são processos de especialização após a graduação em saúde, quanto maior o número de estudantes de graduação sensíveis a outras medicinas e outros recursos terapêuticos para além da "biomedicina" será mais próspera a implantação da Política.