22/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.7 - INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO COMUNIDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
44886 - TERRITORIALIZAÇÃO: SINALIZANDO CAMINHOS PARA AS PRÁTICAS INTEGRADAS E PARA A ANÁLISE SITUACIONAL DE SAÚDE - UBS LOURDES ALVES ALEXANDRA BRANDAO DOS SANTOS - UFSB, JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARÃES - UFSB, DAYSE SILVA SANTOS - UFSB, ANASTÁCIA DE LOURDES DE SANTANA - UFSB, PRUDENCE SECCHIN DE S. V. S. RIBEIRO - UFSB, LARA LIND DE SOUZA BRITO RIBEIRO - UFSB, AMANDA BARROS DE OLIVEIRA - UFSB, THAYNAH HALIKA LEITE PEREIRA - UFSB
Período de Realização Quadrimestre letivo entre 21 de março e 11 de junho de 2022.
Objeto da experiência Necessidades de saúde apresentadas pelos diversos atores sociais das microáreas descobertas e/ou modificadas, considerando um mapa socioterritorial.
Objetivos Relato de experiência de um grupo de discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS), matriculados no Componente Curricular da grade que compreende o Bloco de Práticas Integrativas em Saúde - PIS, na territorialização do Módulo Assistencial IV, área 44, Zona Sul da cidade de Itabuna.
Metodologia Pesquisa epidemiológica, exploratória, qualitativa e descritiva, com base na observação e experiência da territorialização, considerando a relação entre ensino e prática profissional, teoria e problemas, através da disciplina de Práticas Integradas à Saúde: Territorialização e Análise de Situação de Saúde do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde - BIS/ UFSB com a equipe de saúde da área 44 vinculada à UBS Lourdes Alves e a comunidade.
Resultados Foi realizada a atualização do mapa socioterritorial considerando a reapropriação das áreas descobertas e/ou modificadas, propondo ações voltadas para as necessidades de saúde apresentadas pelos diversos atores sociais que as compõem. A problematização se caracterizou como uma etapa essencialmente importante na atividade do mapeamento participativo, estando fundamentada nos determinantes sociais de saúde-doença relacionados às relações território-assistência-saúde.
Análise Crítica A territorialização se constituiu numa experiência que agregou de forma positiva aspectos importantes à formação do profissional de saúde, trabalho multidisciplinar, uma vez que lhe permite conhecer as múltiplas fases do processo de adoecimento, ampliando sua visão do indivíduo em diversos contextos e perspectivas, não apenas como um ser biológico. Ressalta-se a importância de realizar essas práticas as quais influenciam direta e indiretamente na relação ensino–serviço-comunidade.
Conclusões e/ou Recomendações O estudo empreendido, além de permitir a identificação das demandas em saúde, sugere a reapropriação territorial baseada na ação intersetorial, favorecendo processos assertivos práticas da Atenção Primária à Saúde (APS). Espera-se que essa experiência possa promover novas reflexões sobre a importância das vivências no campo de práticas, contribuir para o planejamento de ações efetivas no território e também na formação do profissional da saúde.
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