22/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.7 - INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO COMUNIDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
43620 - CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE INTEGRAL DAS POPULAÇÕES PERIFÉRICAS (LASIPP) GABRIEL ROEL ELIAS CARVALHO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM, BEATRIZ TEMOTEO SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM, ELIANE VIANA CARDOSO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM, LUCAS DANIEL SOARES DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM, LUCIANE MAYRA GRACIOTTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM, VINÍCIO SOARES CABRAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM, CRISTIANE PAULIN SIMON - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM
Período de Realização Junho de 2021 à agosto de 2022
Objeto da experiência Processo de elaboração da proposta da LASIPP na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG.
Objetivos Relatar o processo de elaboração da proposta da LASIPP no contexto da formação de profissionais de saúde na graduação.
Metodologia A elaboração da proposta da liga contou com a participação de seis alunos(as) do curso de Enfermagem da UFTM que se encontraram, semanal ou quinzenalmente, para: a) realização de revisão da bibliografia sobre o tema; b) análise e discussão sobre os dados levantados; c) definição sobre objetivos da liga, eixos temáticos, projetos, cursos e número de alunos participantes; d) elaboração do estatuto; e, e) elaboração e submissão da proposta no âmbito da universidade.
Resultados Os processos de urbanização que permearam a formação das populações periféricas contribuem para as desigualdades sociais em saúde, tratando-se de tema complexo e às margens das discussões acadêmicas. Neste cenário, elaborou-se a proposta da LASIPP com abordagem interdisciplinar, estruturada em três eixos temáticos, histórico-geográfico, sociopolítico e saúde, que serão desenvolvidos através de projetos de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo discentes da área da saúde e ciências humanas.
Análise Crítica A criação da LASIPP defende que reconhecer os contextos de saúde/doença e de acesso à educação exemplifica parâmetros indispensáveis ao planejamento de políticas públicas que garantam o acesso universal a direitos constitucionais. Assim, uma vez propondo-se a explorar tais demandas sob uma ótica interdisciplinar, a LASIPP viabiliza a formação de profissionais socialmente engajados e contribui para a visibilidade de pautas emergentes, mas cientificamente marginalizadas.
Conclusões e/ou Recomendações As ligas acadêmicas têm o potencial de fortalecer e ampliar a formação de diferentes profissionais no campo da saúde coletiva ao realizar projetos que promovem a luta. O processo de elaboração da LASIPP permitiu identificar questões que permeiam a complexidade da realidade de populações periféricas e como repercutem em suas vidas, e construir uma proposta, cujo princípio é a promoção dos direitos sociais e a democratização do acesso à saúde.
|