Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.7 - INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO COMUNIDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

43358 - EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO INSTRUMENTO PARA O CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE
ELUÁ BENEMÉRITA VILELA NASCIMENTO - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA, LETÍCIA DOS SANTOS DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA, CLAUDIMARA COSTA SANTANA MANZIONE - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA, VANESSA CARINE DA SILVA DOS SANTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA, ÍVINA DE OLIVEIRA DA SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA


Período de Realização
As ações foram realizadas no período abril e maio de 2022.

Objeto da experiência
Educação Nutricional de Crianças em Vulnerabilidade Social

Objetivos
Reconhecer a aproximação das crianças em relação às frutas; desenvolver atividades de estímulo ao conhecimento e consumo de frutas; utilizar abordagem adequada a cada faixa etária.

Metodologia
As ações foram realizadas em três etapas (1) avaliação antropométrica e avaliação semiológica; (2) ações de aproximações com as frutas como pinturas, música dos alimentos e histórias com fantoches; (3) ações de degustação de frutas como melão, uva e tangerina, foi servido um café da manhã para as crianças com lanches saudáveis, como cookies de banana com maçã e aveia, bolinho de aveia com cacau, muffins de cenoura, cupcake de maçã com aveia, cupcake de banana com aveia, uvas e suco de morango.

Resultados
Segundo a Avaliação Nutricional, a maioria das crianças estavam com desenvolvimento e crescimento adequados. Nas atividades em educação nutricional, houve boa aceitação às propostas, especialmente nas atividades lúdicas com música, pintura e teatro. Entre as frutas oferecidas (tangerina, melão e uva), a mais aceita foi a uva e a menos aceita o melão. Também foram ofertadas receitas e entre as mais aceitas estava o bolinho de cacau com aveia e o biscoito de maçã com aveia o foi mais rejeitado.

Análise Crítica
A experiência proporcionou a atuação num ambiente externo à Unidade Básica de saúde (UBS), em contato direto com público que tem uma rotina diária definida com espaço para atividades lúdicas em todos os seus aspectos, inclusive de saúde. Como as crianças estavam em ambiente propício, isso facilitou a execução das atividades, assim como o apoio dos profissionais do local, entre as dificuldades, o número de crianças a trabalhar e transformar teoria em prática se apresentaram

Conclusões e/ou Recomendações
Implementar ações em saúde na atenção primária é um processo complexo com desafios constantes. A educação alimentar e nutricional se encaixa como educação em saúde, e pode ter resultados positivos em especial com grupos etários infantis. Essa experiência ocorreu com crianças entre 6 meses e 5 anos e apresentou êxito tanto na aceitação das crianças e professores sobre o conteúdo trabalhado, quanto para as estudantes que desenvolveram o trabalho.