Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.7 - INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO COMUNIDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

42912 - ATUAÇÃO DOS PRECEPTORES NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO BRASIL
VANESSA FREIRES MAIA - UFRN, THAYANE PEREIRA DA SILVA FERREIRA - UFRN, BRENO ALVES DE MORAIS - UFRN, LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO - UFRN


Apresentação/Introdução
Os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) são desenvolvidos na perspectiva da formação em serviço. Para tanto, possuem em sua organização os preceptores, que exercem supervisão direta dos residentes nos cenários de prática. Ao entender a importância desses profissionais nesse processo formativo, questiona-se: como ocorre a atuação dos preceptores nos PRMS do Brasil?

Objetivos
O presente estudo tem como objetivo identificar como ocorre a atuação dos preceptores nos Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde do Brasil, a partir da literatura científica.

Metodologia
Trata-se de um estudo bibliográfico realizado através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período de maio a junho de 2022. Foram utilizados os descritores “internato não médico”, “preceptoria” e “formação profissional em saúde”, e os critérios de inclusão: estudos nacionais, publicados nos últimos dez anos, disponíveis para acesso gratuito, na íntegra. Encontrou-se inicialmente 174 estudos, pré-selecionados 26 teses e dissertações na leitura de títulos, e, após a leitura dos resumos, 14 estudos foram selecionados, no intuito que descrevessem como ocorre o exercício da preceptoria, as principais contribuições e percalços enfrentados diante da formação nos PRMS.

Resultados
Verificou-se o papel fundamental que o preceptor desempenha para o desenvolvimento de competências profissionais e interprofissionais dos residentes. Nesse sentido, atuam na supervisão, orientação, suporte profissional e pedagógico. Porém, ressalta-se que nos serviços de saúde há empecilhos que dificultam esse processo, como a quantidade insuficiente de preceptores e a desmotivação que esses profissionais enfrentam diante de vínculos temporários e más condições de trabalho. Para além das dificuldades, há ainda a falta de segurança para o desempenho de tal papel, o que demonstra a necessidade de capacitação dos preceptores, de incentivos profissionais e de melhorias nas condições de trabalho.

Conclusões/Considerações
Compreende-se que na realidade dos PRMS do Brasil, existem lacunas quanto a efetivação das atribuições que o preceptor deveria desenvolver na prática formativa dos residentes. Essas fragilidades envolvem não apenas atitudes pessoais, mas a organização administrativa, política e de cunho trabalhista; o que pode propiciar consequências diretas na formação dos residentes e nas práticas de atenção à saúde que são realizadas.