22/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.7 - INTEGRAÇÃO ENSINO SERVIÇO COMUNIDADE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
42134 - VISITAS TÉCNICAS PARA ACOMPANHAMENTO DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE NO CEARÁ: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE ARTICULAÇÃO E CUIDADO EM REDE VALESCA DE SOUSA BRITO - UFC, ANA LUISA ALMEIDA MELO - UFC, JOSÉ EDMILSON SILVA GOMES - ESP-CE, KELLYANE MUNICK RODRIGUES SOARES HOLANDA - UECE, MARIA JANAÍNA ALVES DE AZEVEDO - ESP-CE, NARA IURY OLIVEIRA SILVA - ESP-CE, NÚBIA DIAS COSTA CAETANO - UECE, SAMILLY ELISE DE SOUZA SILVA - ESP-CE, SUZYANE CORTÊS BARCELOS - UFC
Período de Realização As visitas técnicas ocorreram entre os meses de novembro de 2021 e fevereiro de 2022
Objeto da experiência Acompanhamento de residentes e preceptores de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RESMULTI-ESP/CE)
Objetivos Conhecer a realidade vivenciada pelos residentes nos cenários de atuação, a fim de subsidiar a construção do percurso formativo coerente com a vivência prática do SUS, bem como estreitar a comunicação entre os atores envolvidos no processo de formação das residências multiprofissionais em saúde.
Metodologia Realizou-se reuniões com o corpo docente assistencial das turmas VII e VIII da RESMULTI-ESP/CE, composto por preceptores e supervisores gerais, bem como com os profissionais-residentes. Estes momentos foram conduzidos pelos tutores dos programas, orientados por um instrumento construído pelos mesmos, abordando aspectos relacionados a 4 eixos: integração entre os atores envolvidos; cenários de atuação dos residentes; estratégias pedagógicas e produção tecnológica e científica dos residentes.
Resultados Realizadas 24 visitas técnicas em UBS, CAPS, Secretarias Municipais de Saúde, Áreas Descentralizadas em Saúde e hospitais da rede de saúde do Ceará, em 22 municípios, que são cenários de prática dos 11 programas da RESMULTI-ESP/CE, com a participação de tutores, residentes, preceptores de campo e núcleo, supervisores gerais e gestores, sendo contemplados os 4 eixos norteadores por meio de roda de conversa, cuja dialogicidade favoreceu a participação de igual forma entre os atores envolvidos.
Análise Crítica Foi evidenciado dificuldade dos preceptores na condução das estratégias pedagógicas e fragilidades de compreensão do processo formativo proposto pela residência, além de precariedade da estrutura física, logística e de recursos humanos dos serviços de saúde, que implicam diretamente na aprendizagem dos residentes nos territórios de atuação. Contudo, pôde-se identificar o desenvolvimento de inovações em saúde nos cenários que possuem equipes de residentes.
Conclusões e/ou Recomendações A estratégia de visitas técnicas oportunizou vinculação do planejamento pedagógico do processo formativo partindo das necessidades de aprendizado, na interface do cotidiano com o ideal formativo do Projeto Político Pedagógico e das matrizes curriculares de cada programa. Sugere-se manutenção desta estratégia anualmente, bem como seus encaminhamentos a partir das necessidades da instituição formadora articuladas às instituições executoras.
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