Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.6 - RESIDENCIAS MULTIPROFISSIONAIS NO FORTALECIMENTO DO SUS

44129 - DA TEORIA À PRÁTICA: A CONSTRUÇÃO DE UMA OFICINA SOBRE NOTIFICAÇÃO DE VIOLÊNCIA INTERPESSOAL/AUTOPROVOCADA REALIZADA POR RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE COLETIVA
CAMILA MOREIRA FONSECA - UFRJ, MARIA ISABELLA LUIZ DA SILVA - UFRJ


Período de Realização
A oficina foi elaborada entre os dias 12 e 31 de maio de 2022,com realização em 1º de junho de 2022.


Objeto da experiência
Oficina sobre notificação de violência interpessoal/autoprovocada para profissionais da saúde de um hospital universitário (HU).


Objetivos
Apresentar a experiência de residentes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/UFRJ, no desenvolvimento de uma oficina sobre notificação de violência interpessoal/autoprovocada para profissionais da saúde de um HU no Rio de Janeiro.

Metodologia
A oficina teve como público-alvo profissionais da saúde do HU e foi apoiada pelo setor de vigilância epidemiológica em saúde. Realizou-se em três etapas conduzidas pelas residentes:(1) Exposição teórica sobre a execução da ficha de notificação de violência interpessoal/autoprovocada por meio de apresentação powerpoint; (2) Simulação de notificação de violência por meio da resolução de estudos de caso; (3) Discussão dos casos.


Resultados
Intitulada por “Olhar atento e escuta ativa: A importância de profissionais da saúde na notificação compulsória de violência interpessoal/autoprovocada”, a oficina contou com 27 profissionais presentes. A exposição teórica abordou as tipologias de violências, objeto e objetivo da notificação, e apresentação da ficha do SINAN.A simulação e a discussão dos casos elucidaram as inquietudes dos profissionais ao se depararem com a necessidade de fazer uma notificação de violência.

Análise Crítica
A atividade permitiu a reflexão das fragilidades dos profissionais da saúde diante da necessidade de fazer uma notificação de violência, expondo uma lacuna da temática nos espaços de formação. Desta forma, a educação permanente possibilita qualificar e aperfeiçoar o profissional da saúde na oferta de uma assistência integral e acolhedora. A realização da oficina propiciou que os residentes fossem atores observadores e observados na construção do aprendizado individual e coletivo em saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
A oficina proporcionou refletir sobre as potencialidades e fragilidades de profissionais da saúde em fazer uma notificação de violência interpessoal/autoprovocada, o que enriqueceu o processo de ensino-aprendizagem na formação das residentes em saúde coletiva. Um bom diagnóstico situacional permite a realização de uma intervenção qualificada, como uma oficina educativa, no qual aperfeiçoa os profissionais nas práticas de cuidado ao usuário.