22/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.6 - RESIDENCIAS MULTIPROFISSIONAIS NO FORTALECIMENTO DO SUS |
43865 - GESTÃO E INTEGRAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: COMPONENTE TEÓRICO TRANSVERSAL DE FORMAÇÃO NO PRMSC-REDES CINDY AVANI SILVA CEISSLER - ESPPE, SES-PE, MARINA FENICIO SOARES BATISTA - ESPPE, SES-PE, JAQUELINE FRANCISCA DOS SANTOS - ESPPE, SES-PE, LORENA ALBUQUERQUE DE MELO - ESPPE, SES-PE, ROGEAN VINÍCIUS SANTOS SOARES - SESAU RECIFE, VILMA DORNELAS DA SILVA - ESPPE, SES-PE, MARIA DO SOCORRO MALAFAIA - ESPPE, SES-PE, TELMA MARIA ALBUQUERQUE GONÇALVES DE MELO - ESPPE, SES-PE, CÉLIA MARIA BORGES DA SILVA SANTANA - ESPPE, SES-PE
Período de Realização O planejamento ocorreu no período de dezembro a março de 2022.
Objeto da experiência Componente teórico Gestão e Integração das Redes de Atenção à Saúde da Residência em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes (PRMSC-Redes)
Objetivos Descrever o componente teórico intitulado Gestão e Integração das Redes de Atenção à Saúde (GIRAS) enquanto estratégia para fortalecimento da formação para a gestão das Redes de Atenção à Saúde (RAS) no PRMSC-Redes da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE).
Metodologia O PRMSC-Redes ocorre de forma descentralizada em oito Regiões de Saúde de PE, contribuindo com a interiorização da formação e fortalecimento das RAS. O módulo GIRAS foi planejado com base em literatura científica, normativas vigentes e experiências de turmas anteriores da Residência, resultando em componente teórico a ser desenvolvido no primeiro ano, relacionando conhecimentos transversais da gestão do SUS e reflexões sobre a responsabilização e implicação de trabalhadores, usuários e gestores.
Resultados O GIRAS é transversal a cenários de prática e módulos teóricos do 1o ano. Com 3 encontros mensais e metodologias ativas, é facilitado por Orientadores Clínicos-Pedagógicos (profissionais de referência da ESPPE na Região de Saúde) e estimula a participação de preceptores/convidados. Foram elaborados planos de aula com temas relacionados ao SUS e RAS e a partir da realidade local. Também atribui-se papéis aos residentes (coordenadores e relatores) e postagem no ambiente virtual de aprendizagem.
Análise Crítica Baseado na realidade local e partir de produtos elaborados durante as vivências nos cenários de prática, o módulo proporciona uma reflexão longitudinal e propõe interpretações e atribuições de sentidos e significados das diversas atividades que o residente venha a desempenhar, integrando os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de forma abrangente e sistemática. Assim, produzindo uma equalização do saber teórico na equipe multiprofissional da Residência.
Conclusões e/ou Recomendações O módulo potencializa uma atuação pedagógica na articulação de ensino e serviço pela tutoria proporcionando aos Residentes saber basilar teórico e de integração com preceptores e profissionais dos serviços. Na perspectiva da Educação Permanente, as metodologias ativas facilitam a aprendizagem e interação dos diversos saberes, nas dimensões necessárias para a execução das políticas de saúde, respeitando os princípios do SUS.
|