Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.6 - RESIDENCIAS MULTIPROFISSIONAIS NO FORTALECIMENTO DO SUS

42660 - CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA PARA A GESTÃO DO ESTOQUE DE SANGUE EM SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA
LUCIANA LIMOEIRO RICARTE CAVALCANTE - ISC/UFBA, MARILUCE KARLA BOMFIM DE SOUZA - ISC/UFBA, IARA DOS SANTOS MATOS - HEMOBA, RIVANIA ALMEIDA DE ANDRADE - HEMOBA


Período de Realização
Atividades desenvolvidas no período de 22 de julho a 20 agosto de 2021.

Objeto da experiência
Atividades para o desenvolvimento do processo de elaboração e compartilhamento de proposta para gestão do estoque de sangue em serviços de hemoterapia.

Objetivos
Descrever a experiência sobre o processo de elaboração e compartilhamento de proposta para gestão do estoque de sangue e hemocomponentes em serviços de hemoterapia, destacando as contribuições da Residência em Saúde Coletiva para a gestão e planejamento de serviços especializados.

Metodologia
Relato de experiência em serviço de hemoterapia, entre julho e agosto de 2021, em Salvador-Bahia, por residente (R2) do Curso de Especialização em Saúde Coletiva sob forma de Residência com concentração em Planejamento e Gestão da UFBA, sob acompanhamento da preceptora do serviço e supervisão docente. Foi realizada revisão sobre gestão de estoque de sangue, observação de especificidades do serviço e proposição de produto com contribuição da coordenação estadual e compartilhamento em oficina.

Resultados
A experiência oportunizou aprendizado e reflexão sobre as especificidades dos serviços de hemoterapia - desenho da hemorrede, capacidade instalada para a realização de coletas de sangue e captação de doadores, volume de produção de hemocomponentes para atendimento local e regional - elementos que compuseram a proposta de matrizes elaboradas para o monitoramento do estoque integrado, com a aplicação das contribuições teórico-metodológicas do planejamento e da gestão em saúde.

Análise Crítica
Durante a elaboração da proposta de oficina de Educação Permanente (EP) foram considerados fatores limitantes para o acompanhamento dos estoques, a ausência de rede interna ou software para o acompanhamento de informações de estoque. Para tanto, foi proposto como solução a hospedagem de matrizes em um Drive on-line, com permissões controladas por senhas, para o preenchimento das informações e gestão, em tempo real, com a possibilidade de controle de estoque total e por validade do serviço.

Conclusões e/ou Recomendações
A construção da oficina resultou na produção de Matrizes de Controle Diário de Estoque e de Controle Semanal de Validade e de um Instrutivo com orientações para a hemorrede podendo ser utilizado em ações de EP. Tais contribuições foram possíveis através da parceria entre a academia e o serviço, onde as demandas deste e as possibilidades de aprendizado do residente possibilitam formação e reflexão sobres as práticas e ganhos mútuos.