Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.6 - RESIDENCIAS MULTIPROFISSIONAIS NO FORTALECIMENTO DO SUS

40319 - CONSTRUÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE INOVAÇÃO DO CURRÍCULO PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA
KELLYANE MUNICK RODRIGUES SOARES HOLANDA - UDC E UECE, DÉBORA ROCHA CARVALHO - ESP, NARA IURY OLIVEIRA SILVA - ESP, NÚBIA DIAS COSTA CAETANO - UECE, RITA DE CÁSSIA REBOUÇAS RODRIGUES - UFC, SAMILLY ELISE DE SOUZA SILVA - ESP, SUZYANE CORTÊS BARCELOS - UFC, MÁRCIA MARIA TAVARES MACHADO - UFC, MARIA JANAÍNA ALVES DE AZEVEDO - ESP, VALESCA DE SOUSA BRITO - UFC


Período de Realização
A oficina de construção da matriz curricular ocorreu no período de novembro de 2021 a maio de 2022.

Objeto da experiência
Construção do currículo da Psicologia nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RESMULTI-ESP/CE).

Objetivos
Relatar a experiência de construção coletiva da matriz curricular do núcleo profissional de Psicologia da RESMULTI-ESP/CE na II Oficina de Requalificação da Matriz Curricular de Programas de Residências do Estado do Ceará.

Metodologia
O trabalho refere-se à sistematização de experiências de caráter qualitativo, utilizando-se de encontros remotos por meio de plataforma digital para coleta de dados, envolvendo as seguintes etapas: Ponto de partida, Perguntas iniciais, Recuperação do processo vivido, Reflexão de fundo, Pontos de chegada (HOLLIDAY, 2006). Nessa construção, foi apreendido a práxis dos psicólogos para a construção da matriz curricular da RESMULTI-ESP/CE.

Resultados
Foram elaborados os produtos: Perfil do egresso, competências e objetivos de aprendizagem por cenários de prática. Foram 12 encontros remotos, com 62 psicólogos das unidades de atenção básica, serviços especializados e hospitais da rede do Sistema Único de Saúde, residentes, preceptores de núcleo e supervisores dos programas de Cancerologia, Cuidado Cardiopulmonar, Infectologia, Neonatologia, Neurologia, Pediatria, Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva, Urgência e Emergência.

Análise Crítica
A construção do currículo do núcleo de psicologia dos programas da RESMULTI-ESP/CE configurou-se uma experiência desafiadora, que exigiu a habilidade de considerar os eixos integradores, transversais e específicos delimitados pelo currículo dos programas e constituir um diálogo com as especificidades do núcleo profissional e com a necessidade de protagonizar o fazer específico desta categoria, a partir do cenário de prática e sob o olhar dos diferentes sujeitos envolvidos na formação.

Conclusões e/ou Recomendações
A construção coletiva da matriz curricular da categoria profissional de psicologia dos programas da RESMULTI-ESP/CE possibilitou maior assertividade dos produtos elaborados, uma vez que contou com a expertise dos sujeitos envolvidos em cada cenário de lotação dos residentes, garantindo de fato uma formação ancorada na realidade, que é fator imprescindível em um currículo baseado em competências.