Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.5 - PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SUS

42558 - A RELAÇÃO COM O OUTRO NO ATO DE CUIDAR: APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM (MAEA) NO CURSO DE MEDICINA DA UFRJ/MACAÉ
ALESSANDRA ANICETO FERREIRA DE FIGUEIRÊDO - UFRJ, MÔNICA GOMES DE ANDRADE - UFRJ, RAMON REIS DOS SANTOS FERREIRA - UFRJ


Período de Realização
Este trabalho traz o relato de uma experiência desenvolvida entre os anos de 2020 e 2021.

Objeto da experiência
Tem como objeto a discussão da Relação Médico(a)-Paciente-Usuário(a) na disciplina Propedêutica Médica do curso de medicina da UFRJ/Macaé.

Objetivos
E objetiva discutir a saúde coletiva na formação médica, utilizando para isso o diálogo feito a partir da relação médico(a)-paciente-usuário(a); bem como descrever o uso de uma Metodologia Ativa de Ensino-Aprendizagem (MAEA), construída a partir da perspectiva biopsicossocial de sujeito e de saúde.

Metodologia
A professora Mônica Gomes de Andrade criou uma MAEA, batizada pela autora de “O olhar do paciente sobre o(a) médico(a)”. Essa MAEA emprega uma entrevista, que consiste nas seguintes perguntas abertas: Quem foi o pior médico(a) que te atendeu na vida e por quê? Quem foi o melhor médico(a) que te atendeu na vida e por quê? Os professores da disciplina Propedêutica Médica aplicaram essa MAEA. A cada encontro, um(a) discente narrava a sua entrevista e o grupo discutia as questões que ali apareciam.

Resultados
Através das narrativas que foram apresentadas em sessões tutoriais e das discussões que se desdobraram, o(a)s discentes criaram ressonância com suas próprias histórias, que os ajudaram a construir a ideia de médicos e médicas que ele(a)s gostariam de ser e, sobretudo, daquele(a)s que ele(a)s não gostariam de ser. Por fim, as narrativas escritas pelo(a)s estudantes deram origem a uma coletânea, organizada no livro “Histórias não registradas em prontuários: sob o olhar dos usuários”.

Análise Crítica
Não é novidade que a formação médica no Brasil passa por um debate sobre a necessidade de ultrapassar sua raiz biomédica. Atualmente, diversas faculdades de medicina vêm propondo reformas em suas matrizes curriculares na tentativa de formar profissionais alinhados com uma perspectiva biopsicossocial de sujeito e de saúde, por isso a importância de discutir a relação médico-paciente-usuário à luz da saúde coletiva.



Conclusões e/ou Recomendações
Deste modo, acreditamos que foi possível promover uma aprendizagem significativa acerca da importância do investimento do(a) profissional médico(a) na relação estabelecida com as pessoas sob seu cuidado, a partir das narrativas produzidas e das reflexões críticas de estudantes que se depararam com elas. Sugerimos que outras MAEAs sejam desenvolvidas para potencializar o compromisso ético desse(a)s futuro(a)s profissionais com a população.