Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.5 - PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SUS

42356 - OFICINAS EDUCATIVAS EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADE ESPECIAL DAS CRECHES E ESCOLAS COM EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO MUNICÍPIO DE TUCURUI
LIGIA MOTA BRITO - FATEFIG, SHEILA GONÇALVES LOPES - FATEFIG, VALDIRENNI DOURADO - FATEFIG, RAFAEL ALVES FREIRES - FATEFIG, AMUJACY TAVARES VILHENA - UFPA, WANDA DO NASCIMENTO MEIRELES VILHENA - SÃO LEOPOLDO MANDIC, ELAINE VEIGA DE SOUZA - FATEFIG, GRACIELE CRISTINA RODRIGUES MAFRA - FATEFIG, MARLENE RIBEIRO DE OLIVEIRA - FATEFIG, LARA CAROLINA D'ARAUJO PINTO ZAMPIERI - FACULDADE DE TEOLOGIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS GAMALIEL CENTRO EDUCACIONAL E CULTURAL DA AMAZONIA BACHARELADO EM ODONTOLOGIA)


Período de Realização
Realizado em outubro de 2021 como estágio de Saúde Pública do Curso de Odontologia.

Objeto da experiência
Oficina de capacitação de saúde oral em escolas e creches com educação inclusiva de crianças com necessidade especial em Tucuruí – Pará.

Objetivos
Capacitar cuidadores, crianças com necessidades especiais ( PNE) e comunidade escolar sobre a importância dos cuidados odontológicos através de oficinas educativas e preventivas visando o controle do biofilme dental e evitar que agravos bucais interfiram na qualidade de vida e saúde sistêmica.

Metodologia
As oficinas de capacitação nas escolas e creches foram realizadas em cinco momentos: Planejamento da ação, identificação das escolas-creches e números de participantes, Mobilização dos educadores, familiares e cuidadores para ação, Palestra educativa com uso de slides e folder educativo, Oficina lúdica para uso racional de açúcar e adaptar escovas funcionais para as crianças PNE por meio de materiais odontológicos.

Resultados
As oficinas proporcionaram uma interação entre os alunos de odontologia com o público alvo; adesão de todos os convidados e crianças; as oficinas lúdicas para a educação em saúde trabalharam o uso racional dos açúcares na dieta; foram adaptada as escovas para as crianças com alguma necessidade usando os materiais (silicone, massa epóxi, resina acrílica, sugadores, tiras de velcro), personalizando e melhorando a efetividade da escovação para a saúde oral das crianças atendidas.

Análise Crítica
A promoção de saúde bucal em PNE prevê a mais qualidade e autonomia para o cuidado oral através de esclarecimentos para os responsáveis, crianças e cuidadores para a higienização correta da cavidade oral e alimentação saudável. Esses projetos de intervenção para estes públicos e comunidades proporcionam educação em saúde transformadora e gerando mais qualidade de vida às crianças das escolas e creches que se propõem a inclusão como integralidade no cuidado a saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
As oficinas educativas desenvolveram habilidades, competências e estímulos para as crianças, responsáveis e/ou cuidadores e toda a comunidade que tem como proposta uma educação inclusiva das creches-escolas visitadas. As oficinas estimularam confiança e familiaridade sobre a importância da saúde oral e atendimento odontológico periódico através de ações lúdicas que proporcionam a autonomia com uso de escovas adaptadas e ações de educação em saúde.