22/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.5 - PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SUS |
41972 - IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO EM EPIDEMIOLOGIA APLICADA AOS SERVIÇOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO NÍVEL FUNDAMENTAL NO RIO DE JANEIRO (EPISUS FUNDAMENTAL RIO) CAROLINA MONTEIRO DA COSTA - CENTRO DE INTELIGÊNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO (CIE/SVS/SMS-RIO), JOÃO ROBERTO CAVALCANTE - CENTRO DE INTELIGÊNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO (CIE/SVS/SMS-RIO), ILZA DOS ANJOS REIS - CENTRO DE INTELIGÊNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO (CIE/SVS/SMS-RIO), TATIANE CALDEIRA DOS SANTOS DE SALLES - CENTRO DE INTELIGÊNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO (CIE/SVS/SMS-RIO), LUCIANA FREIRE DE CARVALHO - CENTRO DE INTELIGÊNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO (CIE/SVS/SMS-RIO), GISLANI MATEUS OLIVEIRA AGUILAR - CENTRO DE INTELIGÊNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO (CIE/SVS/SMS-RIO), MÁRCIO HENRIQUE DE OLIVEIRA GARCIA - CENTRO DE INTELIGÊNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO (CIE/SVS/SMS-RIO)
Período de Realização Duas turmas executadas entre janeiro de 2021 e junho de 2022.
Objeto da experiência Formação de profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) do município do Rio de Janeiro como epidemiologistas de campo no nível fundamental.
Objetivos Descrever a implantação do EpiSUS Fundamental Rio como estratégia para a formação de novos epidemiologistas de campo no nível fundamental para atuarem na detecção precoce e resposta às potenciais emergências em saúde pública na cidade do Rio de Janeiro.
Metodologia Foi adotada metodologia de ensino baseada no Field Epidemiology Training Program (FETP) do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que visou aprimorar as habilidades do profissional de saúde no contexto de sua atuação na saúde coletiva. O treinamento ocorreu em 12 semanas, com aulas que abordavam todos os aspectos do ciclo de vigilância em saúde e apresentações de trabalhos. Cada treinando contou com um tutor para orientação das atividades do curso e elaboração dos produtos finais.
Resultados Até junho de 2022, foram formados 65 epidemiologistas de campo no nível fundamental (31 na turma 1 e 34 na turma 2). Foram ministradas aulas sobre epidemiologia e bioestatística descritiva, emergências em saúde pública, investigação de surtos, interface com laboratórios e análise e comunicação de problemas no contexto da saúde coletiva. Como forma de avaliação, os treinandos elaboraram boletins epidemiológicos sobre doenças e agravos de importância para a cidade do Rio de Janeiro.
Análise Crítica O EpiSUS Fundamental Rio foi a primeira experiência de um FETP aplicado por uma esfera de gestão municipal no Brasil. Em decorrência da pandemia de COVID-19, a metodologia de execução do treinamento precisou ser adaptada para realidade de distanciamento social. O modelo de treinamento híbrido se mostrou uma estratégia possível. Os encontros entre tutores e treinandos apresentaram-se como uma ferramenta importante para compreensão do conteúdo abordado no curso e elaboração do produto final.
Conclusões e/ou Recomendações A estratégia de execução das duas primeiras turmas do EpiSUS Fundamental Rio foi bem-sucedida. Destaca-se a necessidade de serem iniciadas novas turmas, para que mais profissionais de saúde do município possam adquirir esse conhecimento, fortalecendo a rede de vigilância em saúde. Recomenda-se que o treinamento seja realizado em outros municípios do Brasil, com o intuito de fortalecer as respostas às emergências em saúde pública em nível local.
|