22/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.5 - PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SUS |
40147 - ECONOMIA SOLIDÁRIA, SAÚDE MENTAL E UNIVERSIDADES: POTENCIALIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA A CAPTAÇÃO DE RECURSOS CAIQUE LIMA SETTE FRANZOLOSO - UFPR, JOABE MICHAEL BATISTA DOS SANTOS - UFPR, ALLANA KAROLINE CHAVES DA SILVA - UFPR, LUÍS FELIPE FERRO - UFPR
Apresentação/Introdução A atual política nacional de Saúde Mental (SM) prevê como um de seus objetivos específicos promover a inclusão pelo trabalho de seu público-alvo. Em interface, vêm se proliferando iniciativas pautadas na Economia Solidária (ECOSOL) que incluem pessoas em sofrimento mental. Para fortalecer tais iniciativas, diferentes regiões vêm debruçando esforços na configuração de redes de ECOSOL e SM.
Objetivos Apresentar e refletir sobre possibilidade de ações de Educação em Saúde, pautadas em metodologias ativas, foco dado à captação de recursos, desenvolvidas pela Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de Curitiba e Região Metropolitana (LIBERSOL).
Metodologia Pautada na abordagem qualitativa, a pesquisa em tela foi estruturada pelo método da pesquisa-ação. A pesquisa-ação se propõe a elaborar, de maneira democrática e coletiva, ações que venham a enfrentar diferentes problemáticas vivenciadas na realidade de dada comunidade, integrando, de maneira indissociável e colaborativa, pesquisadores e participantes. A técnica adotada para a coleta de dados foi o diário de campo. Dessa forma, informações sobre as reuniões e ações desenvolvidas pela rede LIBERSOL, assim como percepções e reflexões dos pesquisadores, foram sistematicamente anotadas no período de março a maio de 2022.
Resultados Enquanto ações desenvolvidas pela LIBERSOL para captação de recursos, foram envolvidas disciplinas do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná, pautadas em metodologias ativas de ensino, a partir das quais os estudantes estruturaram projetos de intervenção que apoiassem as necessidades da rede. Neste sentido, foram articuladas campanhas de coleta de óleo usado, tampas de plástico, lacres de lata e roupas, assim como ações culturais diversas e um bazar realizados na XVI Feira de Economia Solidária da LIBERSOL. As ações puderam tanto ampliar a circulação comunitária na feira, como comprar equipamentos necessários para fortalecer os empreendimentos da LIBERSOL.
Conclusões/Considerações Ressalta-se a importância da participação ativa da Universidade em redes de Economia Solidária e Saúde Mental. Ainda, é sublinhada a contribuição das metodologias ativas enquanto estratégias de Educação em Saúde, tanto no que diz respeito a ampliar as possibilidades de enfrentamento coletivo de problemáticas comunitárias, como para proporcionar formação de profissionais de maneira crítica, reflexiva e socialmente engajada.
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