Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.5 - PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SUS

39454 - OFERTA DO ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA PARA REORIENTAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DAS EQUIPES DE ATENÇÃO BÁSICA DO ESTADO DA BAHIA
MARCUS VINICIUS BOMFIM PRATES - DAB/SESAB, LÍGIA DE GAIA AZEVEDO DE OLIVEIRA - DAB/SESAB, ANDERSON FREITAS DE SANTANA - DAB/SESAB, MONICA MARIA LEMOS PEREIRA - DAB/SESAB, ANA BEATRIZ BARROS FERREIRA DA SILVA - DAB/SESAB/UNEB, BIANCA BEATRIZ SANTOS DE SOUZA - UNEB, ANA QUÉSIA CERQUEIRA MACHADO PITTA - ISC/UFBA, LARISSA OLIVEIRA NUNES - ISC/UFBA


Período de Realização
as ofertas ocorreram entre 30 de julho de 2021 até os dias atuais.


Objeto da experiência
Oferta do Acolhimento Pedagógico (AP) aos profissionais da Atenção Básica pela Diretoria de Atenção Básica (DAB) do estado da Bahia.


Objetivos
Relatar a experiência da DAB/SESAB na oferta do Acolhimento Pedagógico para qualificação da atenção prestada pelos profissionais atuantes na Saúde da Família, alinhando conceitos, princípios e diretrizes voltadas à estruturação e consolidação da Políticas Nacional e Estadual de Atenção Básica.


Metodologia
Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo e retrospectivo, desenvolvido por trabalhadores da DAB. Relata-se a execução da 1° fase de uma formação para trabalhadores da Atenção Básica, para atuarem na condição de facilitadores das etapas seguintes do AP. A estratégia tem etapas de Interação Pedagógica e Interação entre Equipe e Território, promovendo a discussão de temas estruturantes para o desenvolvimento da AB, utilizando metodologias ativas e discussão de casos-guias.


Resultados
Dos 417 municípios do estado da Bahia, 358 (85,9%) realizaram a inscrição para capacitação do AP, com 3.638 equipes cadastradas. Houve a inscrição de 975 facilitadores, destes 70,3% (685) estão ativos e 96,1% (658) foram certificados. Foram realizadas, na primeira fase, 3 oficinas em cada equipe cadastrada no município da Bahia.


Análise Crítica
Espaços como o AP promovem a educação permanente e buscam construir reflexões críticas sobre o processo de trabalho, sendo um instrumento potente de transformação das práticas no serviço. A partir disso, torna-se possível fortalecer os processos de trabalho das equipes, contribuindo para melhorar o conhecimento do território local e vinculação profissional-usuário, qualificando o cuidado em saúde, e proporcionando, assim, a operacionalização dos atributos da Atenção Básica.

Conclusões e/ou Recomendações
A partir dos elementos supracitado é possível compreender a importância da aproximação da DAB com os profissionais e o território, fomentando a participação dos trabalhadores no AP, contribuído assim para reaproximar as equipes dos elementos estruturantes da Atenção Básica e do SUS. Para além disso, o espaço do AP mostra-se potente para acolher demandas, críticas, anseios e desejos dos trabalhadores.