22/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.4 - POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO NO SUS |
43952 - POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA PRÁTICA DE PRECEPTORIA NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE DA FAMÍLIA THAYLANE COUTINHO DOS SANTOS CARNEIRO - FESF-SUS; MEPISCO/UNEB, EDVANDA TRINDADE SACRAMENTO GOMES - FESF-SUS; MEPISCO/UNEB, VLADIMIR ANDREI RODRIGUES ARCE - UFBA;MEPISCO/UNEB, THAYLANE COUTINHO DOS SANTOS CARNEIRO - FESF-SUS; MEPISCO/UNEB, EDVANDA TRINDADE SACRAMENTO GOMES - FESF-SUS; MEPISCO/UNEB, VLADIMIR ANDREI RODRIGUES ARCE - UFBA;MEPISCO/UNEB
Período de Realização O relato compreende o ano de 2020.
Objeto da experiência O papel da preceptoria na Educação Interprofissional em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
Objetivos Discutir potencialidades e desafios referentes ao desenvolvimento de práticas pedagógicas vivenciadas por preceptoras de uma residência multiprofissional no contexto da interprofisssionalidade.
Metodologia A prática da preceptoria envolve acompanhamento das atividades teórico-práticas, como : reuniões de equipe,atendimentos individuais e compartilhados,atividades coletivas, dentre outras. O Programa de Residência da FESF-SUS/ Fiocruz prevê a formação de enfermeiros, odontólogos, nutricionistas, professor de educação física, psicólogos, fisioterapeutas e sanitaristas e tem o objetivo de propiciar uma formação crítico-reflexiva do ponto de vista ético, político e técnico-científico.
Resultados Os principais desafios da prática da preceptoria são: lidar com a formação ainda uniprofissional oriunda da graduação, dificuldade do compartilhamento de saberes entre os membros da equipe e deslegitimação dos espaços de reunião. O caráter multiprofissional potencializa uma produção ampliada do cuidado e a mediação de conflitos. Vale ressaltar que a presença da preceptoria nos momentos de planejamento e avaliação dos espaços tem fortalecido a prática da interprofissionalidade no serviço.
Análise Crítica A EIP é definida como uma intervenção em que os membros de mais de uma profissão da saúde aprendem juntos, de forma interativa, com o propósito de melhorar a colaboração interprofissional, a saúde e o bem-estar dos pacientes. A preceptoria tem a função de mediar os espaços de formação e auxiliar no desenvolvimento de competências colaborativas. O compartilhamento de saberes e os conflitos inerentes ao trabalho relacional são importantes desafios para efetiva prática interprofissional.
Conclusões e/ou Recomendações Os resultados dessas reflexões apontam para a necessidade do desenvolvimento de estudos que possam auxiliar a compreender como se desenvolve o trabalho da preceptoria nos serviços e identificar as potencialidades e dificuldades para a efetivação da interprofissionalidade no campo de prática.
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