Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.4 - POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO NO SUS

43886 - VERSUS POTIGUAR: FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE POTENCIALIZANDO O PROTAGONISMO DO SUS
RAYANE LARISSA SANTOS DE ARAÚJO MONTEIRO - UFRN, ROSANA LÚCIA ALVES DE VILAR - UFRN, LETÍCIA ABREU DE CARVALHO - SESAP, GEORGE SILLAS SILVA GOMES - SESAP, MARCELO MAFORT DE OLIVEIRA - SESAP, ELENIMAR COSTA BEZERRA - SESAP, KAROLINE CÂMARA NORONHA - SESAP, DINORAH DE FRANÇA LIMA - SESAP, AVÂNIA DIAS DE ALMEIDA - SESAP, PAULA ÉRICA BATISTA DE OLIVEIRA - SESAP


Período de Realização
De fevereiro a junho de 2022 na Secretaria do Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte

Objeto da experiência
O relato traz o processo de construção e efetivação do VERSUS POTIGUAR como política de estado de forma participativa, democrática e intersetorial.

Objetivos
Relatar o processo construção do VERSUS Potiguar; levantar dificuldades e potencialidades inerentes a um desenho colaborativo e descentralizado.

Metodologia
O presente trabalho consiste em um relato de experiência do processo de construção do VERSUS Potiguar na perspectiva descritiva. Projeto este coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde, a partir de reuniões presenciais e remotas, com a comissão geral e locorregionais. As comissões eram compostas por integrantes das Comissões de Integração Ensino Serviço, Instituições de Ensino e representantes das gerências regionais e secretarias de saúde. O projeto foi desenvolvido em três regiões do estado.

Resultados
O Projeto VER-SUS Potiguar foi pensado e construído na perspectiva de fortalecer o processo de interiorização da formação em saúde, direcionando a execução das atividades para as três Regiões de Saúde que instituíram suas Comissões de Integração Ensino Serviço. De 03 a 11 de junho de 2022 foi desenvolvida a vivência, tendo como sede os municípios de Santa Cruz, Caicó e Mossoró, com a oferta de 35 vagas por município e envolvendo estudantes de todo o território potiguar.

Análise Crítica
A construção do projeto de forma descentralizada, intersetorial e colaborativa trouxe o desafio da conciliação de saberes e práticas, mas, teve como ponto alto o respeito às características regionais, agregação de vivências anteriores, inserindo novos olhares ao vivido. A coordenação do projeto pela área responsável pela Gestão da Educação no Estado, reforçou o papel do Sistema Único de Saúde, como agente ordenador da formação para a saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
A iniciativa da secretaria estadual de coordenar e financiar o Versus Potiguar denota o compromisso com a formação em saúde na perspectiva de fortalecimento da Integração Ensino Serviço Comunidade, enquanto espaço transformador. A intenção é que o projeto se institucionalize e passe a compor a agenda prioritária do estado para que sejam realizadas novas edições contemplando as demais regiões de saúde no estado do Rio Grande do Norte.