22/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.4 - POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO NO SUS |
43794 - EXPERIÊNCIA EXITOSA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM SAÚDE: FORTALECENDO A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL MÁRCIA ANDRÉIA PEREIRA DA SILVA - UFRN, NATHALIA HANANY SILVA DE OLIVEIRA - UFRN, ANATÁLIA GOMES DUARTE COSTA - UFRN, MARIA LETICE BEZERRA DE LIMA - UFRN, BÁRBARA LETÍCIA DE QUEIROZ XAVIER - UFRN, MARIA ELOIZA DA SILVA - UFRN, DEBORAH ZULEIDE DE FARIAS MELO - UFRN, JANETE LIMA DE CASTRO - UFRN
Apresentação/Introdução A formação interprofissional se apresenta como uma alternativa de ensino capaz de romper com método de ensino presente na educação verticalizada tendo em vista promover o compartilhamento de saberes entre os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, estimulando avanços no trabalho em equipe.
Objetivos Relatar as contribuições da disciplina Saúde e Cidadania no processo de fortalecimento da Educação Interprofissional na formação acadêmica em saúde.
Metodologia Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário eletrônico para discentes de diferentes cursos da área da saúde, docentes e profissionais da saúde que são preceptores da disciplina Saúde e Cidadania (SACI), ofertada pelo departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participaram da pesquisa 40 sujeitos. Os dados foram analisados, segundo a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática, proposta por Bardin. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo comitê de ética do Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN com parecer de número 4.142.671.
Resultados A disciplina de Saúde e Cidadania visa oferecer aos alunos dos cursos da área da saúde um ambiente propício à reflexão sobre os problemas de saúde da população e as ações de atenção à saúde na comunidade. A partir dos resultados encontrados foi possível identificar as estratégias pedagógicas utilizadas na disciplina que favorecem no processo de implementação e efetivação da Educação Interprofissional na formação. Na análise das falas dos participantes foi observado que a disciplina (SACI) é importante e estratégica para fortalecer a Educação Interprofissional na formação dos alunos de diferentes cursos de graduação na área da saúde. Neste sentido, a disciplina precisa ser fortalecida.
Conclusões/Considerações Os resultados obtidos neste estudo apontam para necessidade de incorporar e potencializar em outros componentes curriculares da UFRN, o uso de metodologias que valorizem a formação interprofissional e consiga explorar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de sustentar uma cultura de formação e trabalho em equipe.
|