Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.4 - POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO NO SUS

41738 - COMPREENDENDO O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: FORMAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DO CEARÁ
ONÉLIA MARIA MOREIRA LEITE DE SANTANA - FMABC - FACULDADE DE MEDICINA DO ABC, MARIA DAGMAR DE ANDRADE SOARES - SESA-SECRETÁRIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ, LAÉCIA GRETHA AMORIM GOMES - SPS- SECRETÁRIA DE PROTEÇÃO SOCIAL, JUSTIÇA, MULHERES E DIREITOS HUMANOS DO CEARÁ, ADRIANA MARIA MONTEIRO DALLOLIO - ESP - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ, CAIO GARCIA CORREIA SÁ CAVALCANTI - SESA-SECRETÁRIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ, ISABELE OLIVEIRA CAVALCANTE - SPS- SECRETÁRIA DE PROTEÇÃO SOCIAL, JUSTIÇA, MULHERES E DIREITOS HUMANOS DO CEARÁ, ELANE MIRELA TAVARES MACÊDO - SPS- SECRETÁRIA DE PROTEÇÃO SOCIAL, JUSTIÇA, MULHERES E DIREITOS HUMANOS DO CEARÁ, DÉBORAH VANESSA RIBEIRO CÂMARA - SPS- SECRETÁRIA DE PROTEÇÃO SOCIAL, JUSTIÇA, MULHERES E DIREITOS HUMANOS DO CEARÁ, RAFAELE OLIVEIRA CAVALCANTE BARBOSA - SPS- SECRETÁRIA DE PROTEÇÃO SOCIAL, JUSTIÇA, MULHERES E DIREITOS HUMANOS DO CEARÁ, FERNANDO ADAMI - FMABC - FACULDADE DE MEDICINA DO ABC


Período de Realização
Abril de 2018 à dezembro de 2020.

Objeto da experiência
Formação para agentes comunitários de saúde em Desenvolvimento Infantil nos 184 municípios do Estado do Ceará

Objetivos
A Formação dos Agentes Comunitários de Saúde tem o objetivo de promover a saúde integral mãe-bebê, favorecer o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário e evitar a violação de direitos no ambiente familiar e no contexto social.


Metodologia
A prática é uma ação do Programa Mais Infância Ceará, realizada pela Escola de Saúde Pública e contou com a parceria do UNICEF e do IPREDE. O curso teve a carga horária de 100 h/a, sendo 60 horas on-line, através da plataforma Família Brasileira Fortalecida na Atenção à Primeira Infância, e 40 horas entre encontros presenciais e atividades práticas. O conteúdo programático estava dividido em três eixos temáticos: Desenvolvendo com afeto, Desenvolvendo com saúde e Desenvolvendo com segurança.

Resultados
A formação contemplou os 184 municípios do Ceará e até o final de 2020 formou 12.949 Agentes Comunitários de Saúde. O conhecimento adquirido pelo ACS contribuiu para atenção integral da gestante e para identificação de aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social da primeira infância, bem como do olhar interessado para essa temática no território e foi realizado ainda um diagnóstico situacional dos municípios e um plano de intervenção para a primeira infância em cada um deles.

Análise Crítica
O Brasil durante décadas teve o desafio de garantir o direito das crianças de nascerem, ações foram efetivadas, tais como a implantação da Estratégia Saúde da Família, mas é preciso continuar, focar não só na sobrevivência e crescimento das crianças, mas no seu desenvolvimento, portanto, capacitar o ACS em desenvolvimento infantil, ampliando seu olhar e suas vivências a luz da neurociência é uma importante estratégia para sensibilizarmos estes profissionais e através deles, pais e cuidadores.

Conclusões e/ou Recomendações
O ACS é um profissional capaz de promover juntamente com a Estratégia Saúde da Família ações de acompanhamento das gestantes e suas crianças por toda a primeira infância, favorecendo o fortalecimento de vínculo familiar e comunitário, evitando assim, a violação de direitos. O uso da ferramenta EAD foi um desafio, mas configurou uma importante estratégia para inclusão digital e possibilitou com apoio de tutores a formação em grande escala.