22/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.4 - POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO NO SUS |
40758 - A REFLEXIVIDADE NA ÁREA DE ENSINO E PESQUISA: CONSTRUÇÃO DO SABER TEÓRICO COM BASE NAS COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL TRANSDISCIPLINAR. MAYARA CASSIMIRA DE SOUZA - UFRJ, JAQUELINE TERESINHA FERREIRA - UFRJ, MARIANA FAGUNDES GUEIROS - UFRJ
Período de Realização Projeto realizado entre março de 2020 a março de 2022 no Instituto em Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ.
Objeto da experiência O grupo de pesquisa Abordagens Sociológicas do Processo Saúde e Doença tem como objeto a reflexividade na área de ensino e pesquisa em Saúde Coletiva.
Objetivos Reunir os estudos qualitativos que possuíam em comum o objeto de trabalho: o Corpo Sígnico – os significados sociais e simbologias do corpo nos processos de saúde e doença, tendo em vista a construção do saber reflexivo a partir das competências e práticas na formação profissional em saúde.
Metodologia As metodologias científicas utilizadas em ambos os estudos do grupo de pesquisa se fundamentaram na abordagem qualitativa, seis com método etnográfico (entrevistas etnográficas e observação participante), e três com métodos de pesquisa documental. As lentes de análise do objeto foram de cunho socioantropológicas e visaram compreender como os fenômenos culturais incidem na formação de competências profissionais. A partir disso, foram estruturados onze capítulos para compor uma obra acadêmica.
Resultados Os estudos referem-se a diferentes níveis de ensino: iniciação científica, graduação, mestrado e doutorado. Esses estudos se debruçaram nos significados sociais e simbologias do corpo doente, grávido ou em atividade física, e como as técnicas profissionais desenvolvidas desde o diagnóstico ao tratamento revelaram as relações sociais implicadas nesse processo. A partir disso, foi desenvolvimento o livro O corpo sígnico: abordagens antropológicas dos sintomas, sinais e símbolos corporais.
Análise Crítica Na base das problemáticas estudas nessas pesquisas está o processo de trabalho em saúde e sua implicância na organização de processos educativos que reconsiderem os signos e simbologias do corpo nas relações sociais entre os cidadãos e os profissionais de saúde. Essas vertentes de análises permitiram reconhecer e aprofundar como os dilemas sociais podem interferir na construção de práticas éticas em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações As metodologias qualitativas de pesquisa na saúde contribuem para ampliar ás compreensões sobre a formação profissional transdisciplinar e seu impacto na construção de ações que propiciem mudanças favoráveis nas práticas de trabalho. Assim, ao considerar os fenômenos culturais existentes nas relações sociais propicia uma maior qualificação das competências profissionais para o fortalecimento do sistema de saúde.
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