Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.4 - POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÃO NO SUS

39639 - A NECESSIDADE DE ABERTURA A NOVOS PARADIGMAS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: O CASO DA ENFERMAGEM
LUIZ HENRIQUE CHAD PELLON - UNIRIO, LILIANA ANGEL VARGAS - UNIRIO, FATIMA SCARPARO CUNHA - UNIRIO


Período de Realização
EXPERIENCIA FORMATIVA DE LONGA DATA INTENSIFICADA NO PERIODO PANDÊMICO

Objeto da experiência
MUDANÇA PARADIGMATICA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM CONTEXTUALIZADA EM CENÂRIOS QUE DIALOGAM COM A COMPLEXIDADE DO NIVEL GLOBAL E LOCAL

Objetivos
INTRODUZIR, NA FORMAÇÃO DISCENTE DE ENFERMAGEM, DE FORMA TANSVERSAL, EPISTEMOLOGIAS QUE PRIORIZAM RELAÇÕES SUSTENTÁVEIS QUE SE ARTICULADAM COM UM CONCEITO AMPLIADO DE CUIDADO EM SAÚDE QUE SE CONTRAPÕE ÀS FORMAS TRADICIONAIS DE CUIDADO REDUCIONISTAS PRECONIZADAS NO MODELO DA CIENCIA TRADICIONAL

Metodologia
TEMOS CONDUZIDO A EXPERIÊNCIA DE ABORDAR TEMAS TRANSVERSAIS EM DISCIPLINAS DO 1º, 4º E 8º PERÍODOS DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM QUE TRATAM DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, CIDADANIA E DIREITOS, CORRELACIONADOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE, COM ENFASE NAQUELAS PARA GRUPOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL, VISANDO QUE ESSES ESTUDANTES SE SITUEM NOS COMPLEXOS ARRANJOS GERADORES DE SAÚDE E DE DOENÇA EM DIVERSAS ESCALAS TERRITORIAIS, E NOCOMPROMISSO ÉTICO DE DEFESA DA VIDA E DIGNIDADE HUMANAS

Resultados
A OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA NOS PERMITE AFIRMAR QUE O CONTATO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM COM ESSAS TEMÁTICAS, DE FORMA CONCEITUAL E METODOLÓGICA, PROPICIA UMA MAIOR REFLEXÃO SOBRE OS DETERMINANTES SOCIAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA E SOBRE SUA CO-RESPONSABILIDADE NA GARANTIA DO DIREITO À SAÚDE DENTRO DO TERRITORIO EM QUE ATUAM, FAZENDO DO CUIDADO EM SAÚDE UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO E JUSTIÇA SOCIAL

Análise Crítica
VIVEMOS MUDANÇAS ACELERADAS RESULTANTES DE UM PROCESSO CIVILIZATÓRIO URBANO-INDUSTRIAL ALTAMENTE PREDATÓRIO E EXCLUDENTE. ESSAS CARACTERÍSTICAS SE EXPRESSAM TAMBÉM NAS ASSIMETRIAS NA VALORIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOCIALMENTE PRODUZIDOS. OS SABERES POR EXEMPLO PRODUZIDOS PELOS POVOS TRADICIONAIS SÃO TRATADOS COMO INFERIORES E RESIDUAIS. PORTANTO, MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS QUE VALORIZEM ESSE LEGADO E O ARTICULEM COM NOVAS FORMAS DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE SE FAZEM IMPRESCINDÍVEIS

Conclusões e/ou Recomendações
A FORMAÇÃO EM SAÚDE E, EM PARTICULAR, NA ENFERMAGEM TEM COMO MARCA A PADRONIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS FUNDADOS PREDOMINANTEMENTE NA FISIOPATOLOGIA DO CORPO BIOLÓGICO COM BASE NA CIÊNCIA HEGEMÔNICA, O QUE APRESENTA LIMITES FRENTE À COMPLEXIDADE DAS SITUAÇÕES DE SOFRIMENTO EMOCIONAL E SOCIAL, DECORRENTES DA REPRODUÇÃO DE DIVERSAS MODALIDADES DE INJUSTIÇA PORTANTO, CABE ÀS INSTITUIÇÕES FORMADORAS ABRIR ESPAÇOS A NOVAS ABORDAGENS E PARADIGMAS