21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.3 - CAMINHOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE |
44778 - ATUAÇÃO DO RESIDENTE SANITARISTA NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO APOIO MATRICIAL DO NASF – AB AGUINALDO SOARES DO NASCIMENTO JUNIOR - UFPE - CAV, MARIA CLARA PINHEIRO DE LIMA - UFPE - CAV, FABIANA DE OLIVEIRA SILVA SOUSA - UFPE - CAV, ALINE VANESSA DA SILVA - UFPE - CAV, TALIA CRISTINA DE LIMA - UFPE - CAV, TAMARES DIAS BANDEIRA - ASCES - UNITA, JANAINA KALLINE DE OLIVEIRA - SMS - JABOATÃO DOS GUARARAPES
Período de Realização A experiência ocorreu no período de Março de 2021 a Maio de 2022.
Objeto da experiência Ações de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas a partir do referencial teórico-metodológico do Apoio Matricial.
Objetivos Relatar a experiência dos residentes sanitaristas do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde da Universidade Federal de Pernambuco no desenvolvimento de ações de educação permanente em saúde junto às equipes de saúde da família (eSF).
Metodologia O município de Vitória de Santo Antão conta com 42 eSF e 5 equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - NASF-AB. Dentre as atividades desenvolvidas, há reuniões de apoio matricial que ocorrem uma vez por mês com cada eSF. Os residentes sanitaristas têm atuado com maior protagonismo na identificação de necessidades, no planejamento das reuniões e na busca de estratégias para ampliar a adesão das equipes à essa atividade.
Resultados Foram realizadas práticas técnico-pedagógicas com as equipes abordando os seguintes temas: O fazer do sanitarista na atenção básica, A importância da residência multiprofissional no âmbito do SUS, Acolhimento e escuta qualificada, Níveis de Atenção à Saúde, Organização e gestão do trabalho do NASF- AB, Trabalho com grupos, Discussão de casos e ética profissional, Articulação intersetorial com Conselho Tutelar, Organização da Rede de Atenção Psicossocial, Prevenção da violência contra a mulher.
Análise Crítica A atuação dos residentes sanitaristas no NASF-AB fortalece o processo de trabalho das equipes no desenvolvimento da dimensão técnico-pedagógica, o que pode colaborar para ampliação do vínculo entre as equipes e para resolutividade de suas ações. É importante destacar a inserção do sanitarista na AB por meio das residências, contudo, é necessário ampliar os espaços em que a contribuição possa ser contínua, visto o grande potencial que este profissional apresenta.
Conclusões e/ou Recomendações A educação permanente possibilita que o profissional amplie o olhar para o processo de trabalho, fazendo com que novas estratégias e intervenções sejam realizadas e corroborando para melhorar o desempenho das equipes. A ampliação das ações de educação permanente no cotidiano das equipes ainda é um desafio que precisa ser superado. A implementação do AM é uma estratégia importante para alcance desse objetivo.
|