Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.3 - CAMINHOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

40510 - I MOSTRA ESTADUAL DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ESTRATÉGIA POTENTE DE FORTALECIMENTO DO SUS ESTADUAL
ADRIANA MAIAROTTI JUSTO - SES-RJ, CARINA PACHECO TEIXEIRA - SES-RJ, REGINA CANEDO DE SOUZA – SOUZA, R. C. - SES-RJ, NICHOLYE GONÇALVES PEREIRA - SES-RJ, SARA FERREIRA DE ALMEIDA GONÇALVES - SES-RJ, MARCELA SILVA DA CUNHA - SES-RJ, TATIANE DA CONCEIÇÃO SILVA - SES-RJ, SALETE CRISTINA ANDRADE TORRES - SES-RJ


Período de Realização
A I Mostra Estadual de Educação Permanente em Saúde foi realizada em outubro do ano de 2019.

Objeto da experiência
Compartilhamento de experiências, fortalecimento da educação permanente em saúde e enaltecimento das práticas exitosas implementadas no SUS estadual.

Objetivos
Ampliar a discussão sobre Educação Permanente em Saúde, compartilhar e dar visibilidade às experiências exitosas implementadas em diferentes cenários, ofertar espaços de troca, de problematização dos processos de trabalho e fortalecer a educação em saúde no SUS estadual.

Metodologia
Foi publicado Edital convocando estudantes, profissionais, gestores e instituições formadoras para submissão de trabalhos. As experiências deveriam ter sido realizadas no ERJ em até 5 anos e inscritas em um dos eixos propostos no Edital: Ensino-Serviço, Gestão, Práticas Educativas Problematizadoras. Cada experiência foi analisada por 2 membros da Comissão. A Mostra ocorreu na Biblioteca Parque Estadual e atores como Ricardo Ceccim e Gastão Wagner foram convidados para palestrar.

Resultados
Participaram 210 profissionais, dentre gestores, técnicos e estudantes. 73 trabalhos foram submetidos ao Edital, sendo 40 selecionados para a Mostra. O trabalho mais pontuado de cada eixo apresentou seu relato oralmente, os demais em poster dialogado. A SES-RJ produziu uma publicação (livro) em 2022 com um total de 52 experiências provenientes do Edital, dentre estas aquelas apresentadas na Mostra, e ainda outras que apesar de bem pontuadas, não haviam sido classificadas para o evento.

Análise Crítica
A Mostra provocou proximidade com a riqueza e diversidade de trabalhos desenvolvidos no campo da educação no ERJ. Dentre os resultados positivos pode-se citar a atmosfera de troca e descobertas, a integração ensino-serviço, fomento ao debate sobre ações de educação, estímulo à produção do conhecimento, fortalecimento da construção coletiva, bem como a sensibilização dos profissionais quanto à importância da Educação Permanente como ferramenta para reflexão crítica sobre os processos de trabalho.

Conclusões e/ou Recomendações
Durante a Mostra, os participantes puderem registrar de forma livre, em espaço específico, suas avaliações. Após o fim do evento foi enviada avaliação formal visando identificar a pertinência das ações desenvolvidas. Todas as avaliações indicaram que o propósito havia sido alcançado, permitindo espaço de reflexão sobre seus processos de trabalho, além de ricas possibilidades de socialização de saberes e experiências entre os participantes.