21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.3 - CAMINHOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE |
39952 - DEBATENDO O SUS NO ESPAÇO ESCOLAR: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS EM SAÚDE COLETIVA LUCIELI DUTRA JAQUES - UNIPAMPA, LUANE DO PRADO PORTA - UNIPAMPA, SANDRA BEATRIS DINIZ EBLING - UNIPAMPA, BRUNA MARTA KLEINERT HALBERSTADT - UFRGS, VANESSA ALVEZ MORA DA SILVA - UNIPAMPA, VANIA DIAS CRUZ - UNIPAMPA, ELITIELE ORTIZ DOS SANTOS - UNIPAMPA, LIAMARA DENISE UBESSI - UNIPAMPA, LUCAS HENRIQUE DE SOUZA - UNIPAMPA, OLÍVIA DAVID PACHECO DE FARIA RODRIGUES - UFU
Período de Realização O projeto de extensão foi desenvolvido de Abril de 2020 a Abril de 2022.
Objeto da experiência Atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão intitulado “Debatendo o SUS na escola” da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Uruguaiana, RS.
Objetivos Relatar as ações realizadas por discentes e docentes do curso de Medicina da UNIPAMPA a fim de demonstrar a relevância da interação entre comunidade acadêmica e escola pública na disseminação de saberes acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), da saúde coletiva e do exercício da cidadania.
Metodologia As primeiras atividades do projeto ocorreram de forma remota via Google Meet e desenvolveram-se com alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Uruguaiana/RS utilizando-se recursos audiovisuais. Abordou-se os princípios e diretrizes do SUS e a importância da participação popular para as decisões em saúde. Já a partir de 2021 realizaram-se oficinas e dinâmicas presenciais na escola que propiciaram a participação ativa dos alunos na construção de saberes.
Resultados Foram desenvolvidas atividades presenciais e online. Houve participação dos professores da escola e as atividades presenciais contemplaram maior número de alunos. Abordou-se o SUS e a Atenção Básica por meio de apresentações audiovisuais, dinâmicas e confecção de cartazes sobre os temas, a fim de ampliar o conhecimento dos jovens acerca dos princípios do SUS e direitos e deveres dos usuários. Isso proporcionou melhor entendimento do funcionamento do SUS e da realidade da saúde do município.
Análise Crítica A extensão é um dos pilares da Universidade e, por meio dela, presta-se contribuição social à comunidade. O projeto relatado incentivou a interação dos alunos e a construção de conhecimentos sobre os princípios do SUS, direitos dos usuários, participação social e a prevenção em saúde. Isso contribui para a formação de jovens cientes de seus direitos e deveres. Aos acadêmicos, a ação de promoção à saúde, possibilitou a execução de saberes obtidos em componentes curriculares de saúde coletiva.
Conclusões e/ou Recomendações As atividades realizadas na escola foram essenciais para a conexão entre o conteúdo teórico e a realidade local, que consolida o papel social da Universidade. Além disso, apropriar a população acerca do SUS e dos seus direitos em saúde é essencial para o uso pleno e responsável dos serviços públicos. Ações educativas como as desenvolvidas com adolescentes são importante meio de incentivo ao fortalecimento do SUS e ao exercício da cidadania.
|