Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.3 - CAMINHOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

39429 - CURSO DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (CFEPS) : EFEITOS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA SMS DE SALVADOR.
DANIELA ROCHA FONTOURA CÂMARA DE ALMEIDA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SALVADOR, MARIA CÂNDICA QUEIROZ - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SALVADOR, MANUELA MARQUES RODRIGUES DE JESUS - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA, MATHEUS SILVA PEDREIRA - ISC/UFBA, LEIDE DIONNE PEREIRA DE JESUS SANTOS - ISC/UFBA, ADELMA SANTANA DE SOUZA - ISC/UFBA


Período de Realização
O CFEPS foi lançado em 2020 e no ano de 2022 chegou a sua 6ª edição.

Objeto da experiência
O Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde (CFEPS) da SMS de Salvador como estratégia de qualificação da EPS.



Objetivos
Descrever o Curso de Formação de Facilitadores de EPS como uma estratégia de qualificação da Educação Permanente em Saúde na SMS de Salvador.

Metodologia
O CFEPS está organizado em 3 movimentos de 24h cada, sendo 16h síncronas e 8h assíncronas, totalizando 72h. O currículo está estruturado em dois eixos: experiências da prática profissional e contexto de trabalho do participante. As ações educacionais baseiam-se em processos crítico-reflexivos, na integração teoria e prática e são focadas no uso de métodos ativos de ensino. As ações educacionais são: Espiral de Situação Problema, Oficinas de Trabalho, Viagens Educacionais e Portfólio.



Resultados
Em sua 6ª edição, o CFEPS já alcançou 60 profissionais de Distritos Sanitários e Diretorias da SMS de Salvador. O CFEPS promove a reflexão sobre EPS, oferecendo subsídios para o planejamento de ações educativas e aplicação de metodologias ativas na prática do facilitador. Como estratégia de avaliação formativa, foram produzidos portfólios com o registro das reflexões produzidas ao longo da trajetória dos participantes ,constituindo um importante espaço de ressignificação das práticas.



Análise Crítica
O CFPES é fundamentado nas teorias interacionistas da educação e na aprendizagem significativa, promovendo a autonomia do sujeito e tendo as emoções como um elemento importante para a EPS. Através do compartilhamento de vivências e experiências, são constituídas comunidades de aprendizagem que através da colaboração, reflexão, comunicação e avaliação, constroem vínculos afetivos produzindo uma pedagogia engajada em defesa da EPS e do SUS.

Conclusões e/ou Recomendações
O CFEPS é uma iniciativa que tem provocado os profissionais da SMS de Salvador quanto à importância da EPS para as suas práticas, com melhor/maior efetividade do seu fazer profissional. A partir do CFEPS percebe-se maior engajamento dos trabalhadores e qualificação das ações educacionais, com a criação comunidades de aprendizagem que fortalecem a EPS e retroalimentam as lutas e desafios enfrentados em seu contexto local.