21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.2 - FORMAÇÃO EM SAÚDE: METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM |
41729 - USO PEDAGÓGICO DE ICONOGRAFIAS NA TERRITORIALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE PARA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE MAURÍCIO MONKEN - EPSJV/FIOCRUZ, GRACIA MARIA DE MIRANDA GONDIM - EPSJV/FIOCRUZ, FELIPE BAGATOLI SILVEIRA ARJONA - EPSJV/FIOCRUZ, NEY DA SILVA JÚNIOR - PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO-RJ, JULIANA VALENTIM CHAIBLICH - EPSJV/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução A territorialização em saúde é um método de coleta e análise de informações para compreender a produção social da saúde. O estudo analisa essa técnica em sua dimensão pedagógica que associada ao uso de iconografias (imagem e mapa) no Curso Técnico de Vigilância em Saúde desenvolvido pela EPSJV/Fiocruz em parceria com a SMS Rio de Janeiro-RJ, potencializa o processo de aprendizagem.
Objetivos Analisar o uso pedagógico de iconografias na territorialização de informações em saúde, nos Diagnósticos das condições de vida e situação de saúde elaborados pelos alunos nas áreas de abrangência de 49 unidades de saúde da ESF/APS no Rio de Janeiro-RJ.
Metodologia O estudo é parte da pesquisa “Vigilância em Saúde e Territorialização: modelo de atenção reorientador de práticas e saberes na APS” financiada pelo Inova e PMA Fiocruz. Com a utilização do software Story Maps, foram reunidas as informações territorializadas e agrupadas em categorias para análise de conteúdo dos diagnósticos como: localização geográfica das unidades de saúde, história de ocupação do território e a distribuição territorial: dos recursos socioambientais; das estruturas demográfica e sanitária; e das situações de risco sanitário e ambiental.
Resultados As iconografias contribuíram na formação dos técnicos para entender os grupos sociais, suas necessidades e riscos, relativas à idade, gênero, ambiente, saúde, cultura, educação, posição socioeconômica e outros que, em sua totalidade se configuram em problemas específicos que determinam as condições de vida e situação de saúde da população. Foram produzidas narrativas históricas territorializadas em cada uma das seis categorias para identificar: como a imagem foi utilizada para ilustrar o texto e fazer análise contextual; como o mapeamento foi realizado para delimitar espaços de atuação e para localizar e relacionar informações no território; e a interação entre o uso das imagens e dos mapas.
Conclusões/Considerações O estudo indicou o potencial pedagógico do uso de iconografias em processos formativos, uma vez que contribuem para a mediação entre a realidade socioambiental do território e o conhecimento. Compreender determinados aspectos dessa relação é fundamental na territorialização das informações sobre as condições de vida e situação de saúde, estimulando a sua incorporação no processo de trabalho da Vigilância em Saúde.
|