21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.2 - FORMAÇÃO EM SAÚDE: METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM |
40658 - O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES DO SUS: UMA ANÁLISE TRANSLACIONAL GISELA CORDEIRO PEREIRA CARDOSO - ENSP/FIOCRUZ, DOLORES MARIA FRANCO DE ABREU - ENSP/FIOCRUZ, BEATRIZ DA COSTA SOARES - ENSP/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução A institucionalização das práticas de Monitoramento e Avaliação é fundamental para apoiar a tomada de decisão e otimizar a aplicação de recursos. A qualificação dos trabalhadores do SUS potencializa a incorporação destas práticas. Experiências de EAD, como o curso Avaliação em Saúde, tem ampliado os processos de translação do conhecimento e as oportunidades de qualificação para o SUS.
Objetivos Analisar a quarta oferta do Curso de Especialização em Avaliação em Saúde, tendo como base conceitual a Translação do Conhecimento, integrada à Teoria do Ator-Rede.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, sobre a formação a distância de profissionais de saúde na 4ª oferta do curso de especialização em avaliação em saúde. Para a coleta de evidências foram utilizadas como fonte de informação diferentes documentos como o programa do curso, material didático-pedagógico, memórias de reuniões e relatórios institucionais do curso. A análise foi realizada utilizando como base teórica a translação do conhecimento (Potvin, 2015), integrando a Teoria do Ator-Rede de Latour (2007) aos domínios de mediação adaptados de Clavier et al (2012), denominados Cognitivo-pedagógico, Estratégico e Logístico-acadêmico.
Resultados Domínio cognitivo-pedagógico: dificuldade dos alunos com a pedagogia da problematização, adotada no curso. Para a mobilização, foram disponibilizadas leituras complementares, de apoio. Domínio estratégico: problematizada a conciliação da carga horária e o volume de conteúdo do curso com a rotina profissional. Para a mobilização, foi estimulado o alinhamento do TCC à vivência e rotina de trabalho do aluno. Domínio logístico-acadêmico: limites de conectividade e técnicos da plataforma virtual de aprendizagem, além dos efeitos da pandemia provocada pela Covid-19. Para a mobilização, utilizou-se de recursos de comunicação virtual e redes sociais e a realização das defesas remotamente.
Conclusões/Considerações A abordagem translacional propiciou uma teoria explicativa para a análise crítica do curso, a partir dos domínios de mediação e da reflexão dos processos de translação do conhecimento. Permitiu identificar as controvérsias e o uso de soluções inovadoras no decorrer do curso. Entre os actantes, tutores, orientador e diferentes meios de interação movimentaram as redes sociotécnicas e atuaram como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem.
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