Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.2 - FORMAÇÃO EM SAÚDE: METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM

40235 - O APOIO DO FACILITADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PEPSUS
LAIANNY KRÍZIA MAIA PEREIRA - LAIS/UFRN, EVA EMANUELA LOPES CAVALCANTE FEITOSA - LAIS/UFRN, ROSIRES MAGALI BEZERRA DE BARROS - LAIS/UFRN, RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM - LAIS/UFRN, JOSÉ ADAILTON DA SILVA - LAIS/UFRN, TATYANA SOUZA ROSENDO - LAIS/UFRN


Período de Realização
O Curso de Especialização em Saúde da Família -PEPSUS acontece desde 2018 e seguem até os dias atuais.



Objeto da experiência
A Facilitação Pedagógica no Curso de Especialização em Saúde da Família PEPSUS/LAIS/UFRN.

Objetivos
Relatar a experiência da atuação do facilitador pedagógico no Curso de Especialização em Saúde da Família PEPSUS/UFRN, na modalidade de Educação a Distância -Ead.

Metodologia
Estudo do tipo relato de experiência, com caráter descritivo, que discorre sobre a atuação do facilitador pedagógico (FP) como um dos recursos utilizados para o acompanhamento do especializando no processo de ensino-aprendizagem ao longo do Curso de Especialização em Saúde da Família - PEPSUS. O PEPSUS, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, oferta turmas desde 2018, destinadas aos profissionais de nível superior que integram as equipes de saúde da família.

Resultados
O Facilitador Pedagógico atua contribuindo, equânime e longitudinalmente, no processo de aprendizagem, bem como orientando o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), promovendo a aprendizagem colaborativa, o suporte no uso das tecnologias educacionais e um acompanhamento continuado ao longo do curso. Cada Facilitador Pedagógico é responsável por acompanhar e orientar aproximadamente 40 especializandos e recebe apoio do Supervisor Pedagógico.

Análise Crítica
É valiosa a atuação do FP no contexto do PEPSUS, a qual transcende um conjunto de estratégias em busca do rompimento da barreira da distância, estimulando a reflexão, propiciando conhecimentos e subsidiando a ação, minimizando dúvidas e reforçando o potencial de entendimento de cada indivíduo. As competências requeridas para o FP envolvem capacidades e habilidades para a compreensão e interação com o especializando no que se refere aos vários fatores que influenciam o processo de aprendizagem.

Conclusões e/ou Recomendações
O acompanhamento, a motivação e a permanência do especializando no PEPSUS dependem diretamente de um FP, que se mantenha em contato permanente com os especializados, no acompanhamento das tarefas propostas, verificando e estimulando a participação nos espaços de troca. Sendo assim, a qualidade e a frequência do feedback recebido pelo especializando impactam diretamente na sua motivação e até mesmo no rendimento acadêmico alcançado.