Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.2 - FORMAÇÃO EM SAÚDE: METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM

39330 - QUANDO A UNIVERSIDADE BATE À PORTA: FORMAÇÃO PARA A PRECEPTORIA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI
JULIA FERNANDES JORGE - FESAUDE, MÔNICA VILLELA GOUVÊA - DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO EM SAÚDE; INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, SANDRA LÚCIA FONSECA ALVES - FESAUDE


Período de Realização
A experiência a ser relatada foi vivida durante o mês de maio de 2022

Objeto da experiência
Tem como objeto a formação de trabalhadores da equipe de saúde bucal da estratégia de saúde da família/ SUS para a preceptoria

Objetivos
O objetivo deste relato é apresentar a experiência de uma equipe de saúde bucal da ESF/SUS na participação em processo de Formação de Preceptores desenvolvido pela UFF em parceria com o município de Niterói

Metodologia
A experiência aconteceu a partir da chegada de novas equipes de saúde à ESF do município de Niterói após a implantação de um novo vínculo de trabalho com a entrada da Fundação Estatal de Saúde/FESaúde. Aprovadas no concurso público passamos por um curso introdutório, ocasião em que nos candidatamos para a preceptoria de alunos de Odontologia da UFF. A preceptoria não era novidade já que tanto eu, odontóloga, como a auxiliar de saúde bucal com quem trabalho, possuíamos experiência prévia

Resultados
Estávamos atuando no reconhecimento do território quando fomos informadas da chegada dos estagiários e do início de curso de Formação para Preceptoria em Saúde Bucal na UFF. Foram 4 turnos distribuídos em 3 dias para problematizar a proposta de estágio juntamente com outras equipes de saúde bucal. Os temas tratados foram: papel do preceptor e do aluno, abordagem individual e coletiva na unidade/território e as ferramentas de cuidado: familiograma, diagnóstico de necessidades e PTS

Análise Crítica
O curso promoveu discussões sobre o trabalho com os estagiários e nesse movimento aproximou nossa prática de referenciais teóricos e proporcionou necessárias trocas entre trabalhadores recém chegados ao município. Estruturou também o vínculo com os professores da universidade, fundamental para o acompanhamento mútuo das atividades de estágio. Essa parceria tem sido valiosa para ambas as partes, pois apoia não apenas a formação dos alunos como também questões surgidas no cotidiano da ESF

Conclusões e/ou Recomendações
O curso possibilitou alinhamento em relação ao estágio, fundamentou a prática e motivou para o aprender/ensinar. O trabalho na ESF está sendo estruturado pois somos profissionais recém chegados, nos conhecemos pouco e estamos em processo de aproximação com o território. Nesse sentido, o curso se revelou uma estratégia interessante de educação permanente uma vez que os temas abordados contemplaram diferentes desafios da prática na ESF/ SUS