21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.2 - FORMAÇÃO EM SAÚDE: METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM |
38785 - ESSE BRASILZÃO MESMO: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA COM O USO DA SÉRIE UNIDADE BÁSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOUGLAS THAYNÃ VIEIRA DE SOUZA - UFPR, LARISSA CRISTINE FRANCO GERALDO - UFPR, DEIVISSON VIANNA DANTAS DOS SANTOS - UFPR, ISABELA NAVES CONCIANI - UFPR, FLÁVIA EDUARDA ROCHA - UFPR, JULIA VALLE - UFPR, HELENA LEMOS PETTA - COORIENTADORA NO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UFPR, SABRINA STEFANELLO - UFPR
Apresentação/Introdução O gênero televisivo Drama Médico surgiu nos Estados Unidos com o intuito de promover a boa imagem dos profissionais médicos. As produções deste gênero repetem os padrões de foco na doença, centralização no profissional médico e ambientação hospitalar. Em 2016, porém, estreou Unidade Básica, série que se diferencia por evidenciar a Atenção Primária e suas particularidades.
Objetivos Analisar as percepções de estudantes de medicina sobre a série Unidade Básica, bem como sobre suas relações com séries médicas tradicionais, e sua utilização como ferramenta de ensino.
Metodologia Estudo descritivo de cunho qualitativo. Os participantes foram selecionados intencionalmente, e foram estudantes de medicina que assistiram à série Unidade Básica em contexto de ensino. A coleta de dados foi feita por meio de grupos focais, realizados de forma virtual devido às restrições secundárias à pandemia da Covid-19. As discussões foram registradas em áudio e vídeo e as falas foram transcritas integralmente. Cada participante foi designado por um código para garantir o sigilo. As transcrições das falas foram lidas diversas vezes para se identificar os núcleos argumentais, construindo-se uma grade de análise a partir da comparação, tendo como referencial a hermenêutica.
Resultados Realizaram-se 3 grupos focais, com 16 estudantes ao todo. Os entrevistados destacaram que as séries tradicionais mostram poucos profissionais, seguindo uma hierarquia, predominando homens no topo, com casos muito dramáticos e que se desenrolam nos hospitais. Em contraste, Unidade Básica foi descrita como “esse Brasilzão mesmo”, mostrando outros profissionais, mais próxima da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e do que é vivenciado nos estágios. Ainda, destacaram que o uso da série favoreceu a fixação dos conteúdos, a compreensão de conceitos abstratos, o entendimento de ferramentas usadas na atenção primária à saúde e de modo mais dinâmico ampliou discussões para além de protocolos.
Conclusões/Considerações Percebeu-se que o uso da série Unidade Básica para alunos de medicina permitiu explorar temas ligados ao SUS e à atenção primária à saúde, bem como estimular a crítica do que é representado nas produções do gênero. Utilizando-se material lúdico, pode-se favorecer a formação de profissionais médicos generalistas com olhar voltado ao cuidado humanizado e às realidades locais, em consonância com o que determinam as diretrizes curriculares nacionais.
|