Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.1 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DO SUS

42659 - POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA PARAÍBA: COMO ESSA HISTÓRIA ESTÁ SENDO ESCRITA
ADRIANA MARIA MACÊDO DE ALMEIDA TÓFOLI - UFPB, FRANKLIN DELANO SOARES FORTE - UFPB, FELIPE PROENÇO DE OLIVEIRA - UFPB, PEDRO ALBERTO LACERDA RODRIGUES - ESP/SES/PB, CYLENE BEZERRA DE MEDEIROS NÓBREGA - ESP/SES/PB


Apresentação/Introdução
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) lançada em 2004, iniciou seus movimentos na Paraíba em 2003, oficialmente implantada em 2009 e conduzida pelo Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR-RH), hoje Escola de Saúde Pública (ESP). Com quatro Planos Macrorregionais propostos em 2013, distribuídos em três Macrorregiões, não finalizados e um Plano Estadual finalizado em 2017.

Objetivos
Este estudo se propõe a descrever os processos de implementação e fortalecimento da EPS na Paraíba, concentrando-se na descrição, análise das ações e eventos realizados, com vista a identificar as potencialidades e fragilidades vivenciadas.

Metodologia
Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, retrospectiva, documental e de abordagem qualitativa. Foi realizada por meio de homepages oficiais e solicitação nas entidades do poder público, incluindo relatórios, planos, instrumentos de gestão, portarias e documentos, além de publicações científicas em periódicos acadêmicos.

Resultados
O CEFOR-RH criado em 1994, ESP em 2021, é responsável pela qualificação/formação profissional dos trabalhadores do SUS na Paraíba, desenvolvendo e articulando a política. Incluindo diversas inciativas, a saber: Rede Escola (Sistema Saúde Escola); PMEPS; formação técnica/pós-técnica; qualificação e pós-graduação, participando das Comissões Intergestoras Regionais, acompanhando as Comissões de Integração Ensino Serviço. Para além disso, vem provocando e apoiando os gestores municipais quanto ao desenvolvimento da EPS nos municipíos e estimulando suas pautas com as demais áreas técnicas da SES (PRO-PET Redes, PRO-Residência e Residências) e participando dos GT’S das redes prioritárias.

Conclusões/Considerações
Ao longo desse tempo considerando a missão de apoiar e promover a formação e capacitação de profissionais da saúde pública a partir da EPS, os achados documentais analisados apresentam ainda muitas lacunas no que tange ao detalhamento dos caminhos seguidos pela gestão para fortalecer e efetivar a EPS na Paraíba que seguirão em análise no âmbito da pesquisa.