21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC11.1 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DO SUS |
41977 - CAMINHOS PARA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA POTIGUAR DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE RAYANE LARISSA SANTOS DE ARAÚJO MONTEIRO - UFRN, ROSANA LÚCIA ALVES DE VILAR - UFRN, DINORAH DE FRANÇA LIMA - SESAP, GEORGE SILLAS SILVA GOMES - SESAP, MARCELO MAFORT DE OLIVEIRA - SESAP, ELENIMAR COSTA BEZERRA - SESAP, KAROLINE CÂMARA NORONHA - SESAP, LETÍCIA ABREU DE CARVALHO - SESAP, FERNANDA CARLA FAUSTINO DA SILVA - SESAP, FRANCISCO MAXWEL CARVALHO DA SILVA - SESAP
Período de Realização A experiência aqui relatada foi vivenciada no período de 12 de abril a 03 de maio do ano de 2022.
Objeto da experiência O relato apresenta a caracterização das Regiões de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, direcionada à Gestão da Educação na Saúde.
Objetivos Caracterizar as Regiões de Saúde do RN para subsidiar a estruturação da Rede de Educação Permanente em Saúde.
Específicos: Mapear a área de Ensino Serviço; Identificar participação nas Comissões Regionais de Integração Ensino Serviço; Mapear o desenvolvimento de ações de Educação Permanente em Saúde.
Metodologia O presente trabalho consiste em um relato de experiência da equipe condutora da política de Educação Permanente em Saúde no RN. Os dados foram coletados nos relatórios de 4 oficinas ocorridas para construção coletiva da política, envolvendo todas as regiões de saúde. Nas oficinas foram desenvolvidos trabalhos em grupos com aplicação de um formulário eletrônico e discussão dos seus resultados. Envolveu a participação de 80 municípios, correspondendo a 47,90% dos municípios do estado.
Resultados A condução da política e ações de Educação Permanente ficam a cargo da Vigilância ou Atenção Primária à Saúde; 19% dos municípios possuem legislação própria na área; 47% possuem convênios com Instituições de Ensino; 80% ofertam campo de prática; 11% recebem programas de residência; 8% têm participação nas comissões de integração e 21% as conhecem; 68% desenvolvem cursos ou atividades de Educação Permanente e 73% preveem ações de Educação Permanente nas Programações Anuais de Saúde.
Análise Crítica Mesmo com a adesão parcial dos municípios, as informações refletem a estruturação da área de Educação Permanente nas Regiões de Saúde do RN. Apesar da incipiência das normativas, percebe-se que o Ensino- Serviço possui uma dinâmica de organização a ser aperfeiçoada e configura-se como espaço crescente de formação na saúde. Alguns dados são preocupantes, como o desconhecimento sobre às Comissões de Integração Ensino-Serviço e o baixo número de municípios envolvidos em programas de residência.
Conclusões e/ou Recomendações A caracterização das regiões de saúde foi fundamental para a estruturação da Política Potiguar de Educação Permanente. Foi evidenciada a importância de um setor responsável para a condução da política nas Secretarias de Saúde Municipais. As fragilidades e potencialidades apontadas nas oficinas são elementos a serem considerados para construção de uma política que atenda às necessidades e potencialidades dos territórios.
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