Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.1 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DO SUS

40518 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM FORMATO VIRTUAL COM FOCO NO FOMENTO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DÉBORA GARCIA LIMA - CEDAPS/ IESC/ UNESA, KÁTIA MARIA BRAGA EDMUNDO - CEDAPS/ UNESA, NERICE CRISTINA VENTURA COSTA - CEDAPS, CLAUDIA MAIA TAVARES - CEDAPS, FLAVIA DE JESUS NEIVA SAMPAIO - CEDAPS/ UFRJ, SIDNEI DOS SANTOS SANTIAGO DA SILVA - CEDAPS, FLAVIA GAMA CORRÊA LUTTERBACH - CEDAPS, JULIANA MAIO DE OLIVEIRA - CEDAPS, GUSTAVO LUIZ DOMINGOS DE OLIVEIRA - CEDAPS


Período de Realização
As atividades formativas foram desenvolvidas de março de 2020 até a presente data.


Objeto da experiência
Fomentar o desenvolvimento de ações de Promoção da Saúde (PS) durante a pandemia através da formação virtual de profissionais da Atenção Básica (AB).

Objetivos

Desenvolver ações de Educação Permanente(EP) com equipes da AB para olhar ampliado do território, possibilitando um planejamento das ações de PS pautadas na realidade local. Ampliar o escopo de tecnologias e práticas a serem utilizadas para o desenvolvimento das ações mesmo durante a pandemia.


Metodologia
Durante a pandemia, a AB enfrentou inúmeros desafios, como a necessidade de repensar as ações de PS. Foram desenvolvidas atividades de EP virtuais, síncronas e assíncronas, com os profissionais da AB, em 6 estados e 32 municípios, utilizando a metodologia participativa “Construção Compartilhada de Soluções Locais”, baseada nas experiências dos profissionais, estimulando discussão de situações reais através do diagnóstico local, planejamento das ações e avaliação dos resultados.



Resultados
De março de 2020 até a presente data, foram realizadas, em formato virtual, 191 oficinas de diagnóstico e planejamento e 153 oficinas temáticas, totalizando mais de 3 mil horas de formação síncronas e assíncronas ofertadas para mais de 5.000 profissionais de 318 UBS. Foram elaborados 300 Planos de Promoção e Educação em Saúde para serem desenvolvidos com a comunidade e 7 mostras de práticas exitosas para compartilhamento das práticas realizadas pelas equipes durante a pandemia.

Análise Crítica

As ações de EP desenvolvidas com profissionais da AB possibilitaram a reflexão sobre os desafios e as possibilidades do território e, assim, o planejamento e desenvolvimento de ações com a comunidade durante a pandemia. Foi necessário reestruturar as ações de EP, antes realizadas de forma presencial, e adaptar novas tecnologias e práticas para desenvolver as ações com a comunidade. A inclusão das redes sociais está sendo fundamental para garantir a comunicação com a população.

Conclusões e/ou Recomendações
Ações de EP para o fomento da PS estão preconizadas na PNPS e são imprescindíveis pois contribuem para o planejamento e realização de experiências inovadoras, pautadas na realidade de cada território, visando atuar sobre os determinantes sociais, através de articulação intra e intersetorial, aumento da participação e controle social e de olhar integral, universal e equânime garantindo o acesso da população a saúde em seu sentido mais amplo.